A dunnhumby, consultoria britânica em ciência do consumidor, acaba de realizar pesquisa nacional sobre o impacto da Operação Carne Fraca nos hábitos de consumo do brasileiro e na imagem das empresas envolvidas.
Entre os dados identificados pelo estudo estão que, dentre os entrevistados, 97% tinham ouvido falar da operação, e 64% tiveram suas decisões de compra e consumo de carnes e derivados influenciadas pelas notícias. Destes, 57% diminuíram a compra/consumo carnes e derivados (in natura, congelados, embutidos e frios).
As mudanças se refletiram principalmente no consumo de carne bovina e no consumo de embutidos, como vemos abaixo:
- 59% dos consumidores de carne bovina in natura diminuíram a compra e consumo, 5% vão cortar.
- 49% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 7% vão cortar.
- 43% dos consumidores de carne de aves in natura diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.
- 51% dos consumidores de embutidos diminuíram a compra e consumo, 17% vão cortar.
- 57% dos consumidores de congelados diminuíram a compra e consumo, 8% vão cortar.
- 57% dos consumidores de frios diminuíram a compra e consumo, 6% vão cortar.
- 24% trocaram as marcas de carne e derivados que compra/consome
- 10% deixaram de comprar/consumir carnes e derivados
Outro impacto no comportamento do consumidor tem a ver com a cautela ao comprar produtos animais. Abaixo podemos ver que uma boa parte dos brasileiros pretende prestar mais atenção na hora de consumir.
- 39% ficarão mais atentos(as) ao rótulo dos produtos
- 34% vão pesquisar a idoneidade das marcas
- 27% vão procurar pelo selo de qualidade do produto
- 23% vão procurar saber o processo de fabricação dos produtos
Marcas caem, canais crescem
Dentre os consumidores que decidiram mudar de marcas, a Seara teve maior perda de mercado e a Aurora teve maior intenção de compra.
Antes de saber das notícias sobre a Operação Carne Fraca, os consumidores que posteriormente decidiram mudar de marca escolhiam produtos Sadia (80%), Seara (70%), Perdigão (65%), Aurora (63%) e Friboi (52%). Após terem conhecimento da operação, a intenção de compra para estas mesmas marcas se configura da seguinte maneira:
Sadia | 20% |
Seara | 11% |
Perdigão | 19% |
Aurora | 44% |
Friboi | 1% |
No entanto, não houve só perdas. Os açougues e atacadistas acabaram se beneficiando, já que os consumidores declararam ter direcionado suas compras para esses canais após as notícias, como vemos na tabela abaixo.
Canal | Antes das notícias | Depois das notícias |
Açougue | 67% | 75% |
Hipermercado | 66% | 63% |
Supermercado | 65% | 67% |
Mercado do bairro | 35% | 39% |
Atacadista | 26% | 38% |
Na tabela abaixo vemos a intenção de compra distribuída em todos os canais. Os açougues ganham a preferência do consumidor para a compra de produtos in natura, enquanto os supermercados serão os canais de escolha para frios, embutidos e congelados.
Dentre os principais motivos para a escolha dos canais estão o hábito (32%), a procedência dos produtos (21%) e a confiança no estabelecimento (14%).
Supermercado | Hipermercado | Açougue | Mercado do Bairro | Atacadista | |
Aves | 39% | 33% | 59% | 13% | 13% |
Bovinos | 36% | 30% | 53% | 16% | 16% |
Suínos | 34% | 30% | 39% | 12% | 12% |
Congelados | 46% | 40% | 18% | 16% | 16% |
Embutidos | 38% | 32% | 14% | 13% | 10% |
Frios | 44% | 37% | 16% | 16% | 12% |
Caro Senhores, boa tarde!
Na Newsletter de hoje 09:28h foi apresentada um estatística sobre o consumo de carne após “Operação Carne Fraca”. Gostaria que me esclarecessem sobre o 2º e 3º itens conforme abaixo:
59% dos consumidores de carne bovina in natura diminuíram a compra e consumo, 5% vão cortar.
49% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 7% vão cortar.
43% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.
51% dos consumidores de embutidos diminuíram a compra e consumo, 17% vão cortar.
57% dos consumidores de congelados diminuíram a compra e consumo, 8% vão cortar.
57% dos consumidores de frios diminuíram a compra e consumo, 6% vão cortar.
24% trocaram as marcas de carne e derivados que compra/consome
10% deixaram de comprar/consumir carnes e derivados
No aguardo,
Olá João! os dados foram corrigidos. No ítem 3 o correto é:
43% dos consumidores de carne de aves in natura
diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.