59% dos brasileiros diminuem consumo de carne após Operação Carne Fraca

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A dunnhumby, consultoria britânica em ciência do consumidor, acaba de realizar pesquisa nacional sobre o impacto da Operação Carne Fraca nos hábitos de consumo do brasileiro e na imagem das empresas envolvidas.

Entre os dados identificados pelo estudo estão que, dentre os entrevistados, 97% tinham ouvido falar da operação, e 64% tiveram suas decisões de compra e consumo  de carnes e derivados influenciadas pelas notícias. Destes, 57% diminuíram a compra/consumo carnes e derivados  (in natura, congelados, embutidos e  frios).

As mudanças se refletiram principalmente no consumo de carne bovina e no consumo de embutidos, como vemos abaixo:

  • 59% dos consumidores de carne bovina in natura diminuíram a compra e consumo, 5% vão cortar.
  • 49% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 7% vão cortar.
  • 43% dos consumidores de carne de aves in natura diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.
  • 51% dos consumidores de embutidos diminuíram a compra e consumo, 17% vão cortar.
  • 57% dos consumidores de congelados diminuíram a compra e consumo, 8% vão cortar.
  • 57% dos consumidores de frios diminuíram a compra e consumo, 6% vão cortar.
  • 24% trocaram as marcas  de carne e derivados que compra/consome
  • 10% deixaram de comprar/consumir carnes e derivados 

Outro impacto no comportamento do consumidor tem a ver com a cautela ao comprar produtos animais. Abaixo podemos ver que uma boa parte dos brasileiros pretende prestar mais atenção na hora de consumir.

  • 39% ficarão mais atentos(as) ao rótulo dos produtos
  • 34% vão pesquisar a idoneidade das marcas
  • 27% vão procurar pelo selo de qualidade do produto
  • 23% vão procurar saber o processo de fabricação dos  produtos

Marcas caem, canais crescem

Dentre os consumidores que decidiram mudar de marcas, a Seara teve maior perda de mercado e a Aurora teve maior intenção de compra.

Antes de saber das notícias sobre a Operação Carne Fraca, os consumidores que posteriormente decidiram mudar de marca escolhiam produtos Sadia (80%), Seara (70%), Perdigão (65%), Aurora (63%) e Friboi (52%). Após  terem conhecimento da operação, a intenção de compra para estas mesmas marcas se configura da seguinte maneira:

Sadia20%
Seara11%
Perdigão19%
Aurora44%
Friboi1%

 

No entanto, não houve só perdas. Os açougues e atacadistas acabaram se beneficiando, já que os consumidores declararam ter direcionado suas compras para esses canais após as notícias, como vemos na tabela abaixo.

 CanalAntes das notíciasDepois das notícias
Açougue67%75%
Hipermercado66%63%
Supermercado65%67%
Mercado do bairro35%39%
Atacadista26%38%

 

Na tabela abaixo vemos a intenção de compra distribuída em todos os canais. Os açougues ganham a preferência do consumidor para a compra de produtos in natura, enquanto os supermercados serão os canais de escolha para frios, embutidos e congelados.

Dentre os principais motivos para a escolha dos canais estão o hábito (32%), a procedência dos produtos (21%) e a confiança no estabelecimento (14%).

 SupermercadoHipermercadoAçougueMercado do BairroAtacadista
Aves39%33%59%13%13%
Bovinos36%30%53%16%16%
Suínos34%30%39%12%12%
Congelados46%40%18%16%16%
Embutidos38%32%14%13%10%
Frios44%37%16%16%12%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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2 Comentários
  1. João Augusto Freitas diz

    Caro Senhores, boa tarde!
    Na Newsletter de hoje 09:28h foi apresentada um estatística sobre o consumo de carne após “Operação Carne Fraca”. Gostaria que me esclarecessem sobre o 2º e 3º itens conforme abaixo:

    59% dos consumidores de carne bovina in natura diminuíram a compra e consumo, 5% vão cortar.
    49% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 7% vão cortar.
    43% dos consumidores de carne suína in natura diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.
    51% dos consumidores de embutidos diminuíram a compra e consumo, 17% vão cortar.
    57% dos consumidores de congelados diminuíram a compra e consumo, 8% vão cortar.
    57% dos consumidores de frios diminuíram a compra e consumo, 6% vão cortar.
    24% trocaram as marcas de carne e derivados que compra/consome
    10% deixaram de comprar/consumir carnes e derivados

    No aguardo,

    1. Rodrigo Dias diz

      Olá João! os dados foram corrigidos. No ítem 3 o correto é:
      43% dos consumidores de carne de aves in natura
      diminuíram a compra e consumo, 3% vão cortar.

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