Presente no mercado desde 2001, a rede atacadista Tenda está implantando uma nova ferramenta operacional: a coleta de dados por comando de voz (voice picking). O centro de distribuição em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, foi o local escolhido para implantar o sistema.
Segundo a Tenda, a Seal Tecnologia, empresa que há 25 anos atua no mercado de soluções dedicadas a processos de automação, instalou 59 equipamentos. O sistema dos coletores interpreta a voz humana, interage com o operador e retorna com instruções claras, ou seja, o colaborador não lê as orientações, simplesmente as ouve e executa, aumentando sua produtividade.
Com a nova ferramenta, a Tenda descarta a coleta de dados manual, em planilhas, que ocasionava erros de operação, baixa produtividade, além do grande volume de manuseio e consumo de papel para a impressão.
A empresa reforça que automação elimina a burocracia e garante 100% de assertividade nos dados. “A partir do momento em que o colaborador interage com o sistema, as ações se transformam em dados, ele não precisa mais puxar informações de planilhas para depois processar e lançar no sistema”, explica Carlos David, gerente geral de logística da rede.