Solução RUB recebe Prêmio Automação pelo case Assaí

0 51

No último dia 24 de novembro, a GIC Consultoria foi premiada pela GS1 Brasil por ter se destacado através da inovadora solução RUB, pelo case “Através do Padrão GS1, a solução RUB empodera Assaí”. A ferramenta foi implantada na rede em meados de 2011 e vem apresentando retornos significativamente positivos.

Para dar a dimensão do ganho de produtividade, desde que a ferramenta foi implantada em todas as lojas do Assaí, os níveis de ruptura, que é a falta de produto na gôndola, baixaram de maneira significativa. Com a checagem manual, o índice de ruptura era, em média, de 18% e com o uso da ferramenta caiu para 4,5%”, afirma André Campos, diretor de TI do Assaí.

André afirma também que, antes da implantação, eram necessárias de quatro a seis horas para verificar se os produtos em estoque estavam indo para as gôndolas. Com a ferramenta, o tempo necessário para essa averiguação varia entre uma e duas horas. A checagem manual de preços demandava um dia. Agora essa mesma tarefa é realizada de maneira mais precisa em apenas duas horas. Já o tempo para verificar se as etiquetas de preço estão atualizadas diminuiu de nove horas para uma hora e meia. São ganhos muito expressivos de produtividade automatizando os processos com os padrões GS1.

Hoje, todas as lojas da rede Assaí já são inauguradas com a solução RUB e contam com as diversas e eficientes funcionalidades da ferramenta como o controle de etiquetas, de ruptura nas gôndolas e de reposição, e, ainda, com outras que foram desenvolvidas a partir das necessidades do Assaí, como o controle de promotores e da data de validade dos produtos.

Todos os resultados positivos proporcionados à rede levaram a solução RUB à Colômbia por intermédio do Assaí, quando o Grupo Éxito, conhecido grupo de varejo do país vizinho, inaugurou a Surtimayorista, sua primeira loja Cash & Carry, e contou, nessa ocasião, com a assessoria de Belmiro Gomes, presidente do Assaí. A primeira loja abriu suas portas em maio deste ano já com o RUB em operação.

Em constante evolução, a ferramenta oferece hoje trinta funcionalidades como, além das já citadas, permitir total controle sobre o piso de loja, o gerenciamento preciso da mão de obra e o deslocamento dos produtos. Todas elas tornaram-se indispensáveis ao varejo pelos resultados que apresentam e trouxeram à GIC Consultoria um gratificante reconhecimento.

Desde já, agradecemos a GS1 pelo reconhecimento e pela parceria. Isso garante à solução RUB maior credibilidade no mercado e nos ajuda a dar voz à necessidade de aliarmos o varejo a novas tecnologias. Agradecemos também à rede Assaí pela confiança em nossa proposta e por nos ter dado a oportunidade de auxiliarmos ativamente na reestruturação da rede, apresentando resultados positivos em curto prazo”, comenta Irineu Fernandes, presidente da GIC.

O evento, que aconteceu no Tom Brasil, em São Paulo, é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, e reúne empreendedores, empresas e entidades de vários setores da economia para receber uma homenagem prestada pela entidade. Eles têm o seu trabalho reconhecido por projetos inovadores em processos automatizados com os padrões de tecnologia GS1.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.