Profarma registra crescimento de 54,8%

0 306

 A Profarma divulgou ontm (11), os resultados do segundo trimestre de 2015. A Companhia vem apresentando uma visão consolidada proforma (considerando 100% de todas as Cias – Profarma Distribuição Farma, Varejo com 100% de Drogasmil / Farmalife e Tamoio e Especialidades com 100% da Joint Venture), para melhor entendimento dos resultados dos investimentos. Por mais um trimestre a Empresa registrou evolução em todas as divisões, reforçando a assertividade da estratégia e a sustentabilidade das operações, ainda que inserida em um momento de fragilidade política e econômica do País.

“A Companhia permanece confiante com a nossa estratégia de crescimento, tendo em vista a sua exposição ao setor farmacêutico brasileiro, reconhecidamente resiliente em épocas de crise e baixo crescimento. Tal confiança é reflexo do desempenho que temos registrado em nossas operações”, destaca Max Fisher, CFO e Diretor de RI, sobre o momento atual do País e da Empresa.

O Ebitda consolidado proforma da Empresa cresceu 54,8% ante o 2T14, atingindo R$ 37,7 milhões e margem Ebitda de 3,6%. A receita bruta do 2T15 foi de R$ 1.178,5 milhões, 9,6% a mais do que no 2T14. Já a margem bruta apresentou incremento de 1.6 p.p., 10,5% maior quando comparada com o mesmo período do ano anterior.

Todas as divisões da Profarma apresentaram melhor desempenho do que registrado no 2T14, tanto em relação ao Ebitda quanto em relação à receita bruta, como pode ser visto abaixo:

Resultado por divisão

• Divisão Distribuição Farma: As vendas da Distribuição Farma apresentaram evolução de 8,7% em relação ao 2T14, com crescimento na categoria de genéricos em 18% e higiene pessoal e cosméticos em 12%, ante o mesmo período do ano anterior. Com isso, foi registrado Ebitda de R$ 28,4 milhões, 38,4% maior do que apresentado no 2T14, e margem Ebitda de 3,6%, a maior verificada nos últimos dois anos.

• Divisão Especialidades: Destaque para o aumento de vendas em 17,0% ante o 2T14, com receita bruta de R$ 173,7 milhões. Os principais responsáveis pelo crescimento foram: venda do atacado de especialidades, que registrou aumento de 28,6% ante o mesmo período do ano anterior e as vendas das categorias de oncologia e dermatologia que cresceram 54,4% e 61,1% ante o 2T14.

• Divisão Varejo: De forma consolidada, a receita bruta da divisão Varejo cresceu 15,1% em relação ao 2T14, assim como o Ebitda, que aumentou 182,2%, alcançando R$ 6,6 milhões e margem de 3,5%. A rede Tamoio apresentou crescimento nas vendas de 11,3% em comparação ao 2T14, totalizando R$ 109,9 milhões de receita bruta, atingindo um Ebitda de R$ 10,2 milhões, 87,7% maior em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

As vendas da rede Drogasmil / Farmalife apresentaram 21,0% de evolução em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando R$ 75,4 milhões em receita bruta no 2T15. Considerando o conceito de crescimento nas mesmas lojas (SSS) foi registrado evolução de 17,7% nas vendas. Vale ressaltar que neste trimestre foram abertas 3 novas lojas, utilizando a marca Drogasmil.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.