Parceria do canal indireto com cartórios de protesto vai gerar maior recuperação de crédito ao setor

0 1.035

A Associação de Distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados do Estado de São Paulo (ADASP) firmou convênio com os cartórios de protesto do estado de São Paulo para mais agilidade e eficiência na recuperação de créditos dos seus associados. Com o protesto, o índice de retorno das dívidas passa de 68% e pode chegar até a 77% em alguns segmentos, sendo em até cinco dias úteis.

“A associação com os cartórios de protesto é uma grande vantagem para as companhias, com retorno de valores que poderão ser investidos em outras áreas do negócio, em especial em um momento de recessão econômica”, ressalta Sandoval Araújo, presidente da ADASP.

“Os cartórios de protesto ressaltam seu compromisso em contribuir ainda mais para o posicionamento de um setor de extrema relevância econômica e social”, diz José Carlos Alves, presidente do IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil), entidade que congrega os cartórios de protesto do estado de São Paulo.

Com a plataforma Central de Protesto (Cenprot), por exemplo, os distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados do Estado de São Paulo poderão fazer o envio de títulos, solicitação de cancelamentos, certidões, cartas de anuência, acompanhamento de informações em todo o estado de forma absolutamente remota.

Vale reforçar a consulta gratuita ao CNPJ e CPF do cliente ou fornecedor, além da solicitação de certidões em qualquer região do estado, antes do fechamento de um negócio. E tudo isso de forma on-line, por meio da plataforma.

Com o protesto, há ainda a segurança jurídica do cumprimento de todas as prerrogativas legais como a contagem de dias para aplicação da mora (atraso da obrigação).

Sobre os cartórios de Protesto

Os cartórios exercem uma atividade pública de natureza privada. São criados e regulados por lei, fiscalizados pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), garantindo e protegendo os direitos e deveres dos consumidores. São representados por 425 comarcas e dão uma contribuição fundamental para a economia do país, garantindo e protegendo os direitos e deveres dos consumidores e das empresas.

 Os cartórios de protesto do estado de São Paulo contam com a campanha Protesto do Bem, que une esforços para arrecadação de doações ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Vale pontuar ainda que 40,7% dos valores dos emolumentos dos cartórios de protesto já subsidiam serviços públicos essenciais como: Fundo de Assistência Judiciária Gratuita, Fundo Especial de Despesa do Tribunal de Justiça e Ministério Público, atos gratuitos de registros civis de nascimento e óbito e respectivas primeiras certidões, casamentos comunitários de pessoas carentes e Santas Casas de Misericórdia do Estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.