Maioria dos atacadistas espera crescimento acima da inflação em 2017

0 2.443

Pesquisa inédita da Serasa Experian realizada com empresas do segmento atacadista revela que a maioria espera fechar 2017 com ganhos acima da inflação em termos reais. Entre os entrevistados, 29% acreditam que irão crescer até 5% acima, 25% confiam no crescimento entre 5% e 10% superior à inflação e 13% têm a expectativa de ultrapassar esta marca. Já 26% dos atacadistas consideram uma expansão em linha com a inflação e 6% esperam recuo.

Segundo o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Victor Loyola, diante dos primeiros sinais de recuperação da economia e queda da inflação, o setor atacadista demonstra otimismo em relação ao horizonte de curto prazo. “A queda estrutural da inflação beneficia a capacidade de consumo da base da pirâmide social, sendo a população de baixa renda a grande consumidora dos postos de venda abastecidos pelo atacado, diz.
Apesar do otimismo no crescimento em 2017, os impactos da crise econômica vivida pelo segmento refletem no perfil dos investimentos. Segundo a pesquisa, 51% das empresas anunciaram que, ao longo deste ano, os aportes devem focar a preservação da operação e não a expansão. “Isso porque os atacadistas operaram com capacidade ociosa nos últimos anos, o que justifica a não necessidade de novos investimentos para expansão neste momento, mesmo frente a uma demanda maior”, ressalta Loyola.

Metodologia

A pesquisa da Serasa Experian, realizada em maio de 2017, ouviu os gestores de 177 empresas do segmento atacado localizadas em diversos lugares do país.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.