Loja Modelo simulará dia a dia do varejo durante a Feira Enacab

0 379

O pequeno e médio varejo, principal cliente dos agentes de distribuição, enfrenta um difícil cenário. Pressionado por juros altos, inflação e desemprego, o consumidor tem sido implacável na hora da compra: leva menos produtos, busca as melhores ofertas e escolhe o estabelecimento segundo critérios específicos, como localização, boa infraestrutura e, principalmente, bom preço. Esse ambiente hostil, provocado pela retração no poder de compra e endurecimento do mercado, preocupa e o pequeno varejista se vê diante de duas alternativas: encolher-se e correr o risco de fechar a loja ou lutar pela sobrevivência.

Foi pensando nesse varejista, que sofre o maior impacto no momento de crise na economia, que a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) mudou o foco do seu evento anual e decidiu inovar em 2016. No segundo semestre, a capital do Estado de São Paulo será a sede do maior encontro da cadeia de abastecimento do Canal Indireto. Representantes da indústria, agentes de distribuição e varejistas terão três dias de imersão – com capacitação, informação e relacionamento – para, juntos, gerar oportunidades de negócios e encontrar caminhos para driblar a queda de consumo e retomar o crescimento. O ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento, que incluirá a 36ª Convenção ABAD do Canal Indireto, acontecerá de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Exposições Imigrantes), na capital paulista.

Veja quem já confirmou presença no evento!

Capacitação

Não há dúvida de que a capacitação do varejo independente é a principal arma para vencer as adversidades impostas pela turbulência econômica.

“Com o apoio da indústria e as ferramentas de capacitação trazidas por entidades parceiras como o Sebrae, os agentes de distribuição têm a possibilidade de oferecer um serviço ainda mais qualificado ao varejista. Com isso, torna o varejo ainda mais forte, melhor, mais produtivo e preparado para fazer o seu papel político, social e econômico”, ressalta Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD.

A programação do ENACAB terá workshops especiais, desenvolvidas com base no programa Varejo Competitivo da ABAD, para ajudar o pequeno e médio comerciante a promover mudanças estruturais e de conceito no ponto de venda. Durante a feira, o varejista também poderá visitar uma Loja Modelo completa, da recepção de produtos do fornecedor na retaguarda até a consumação da venda pelo caixa. O objetivo, ao simular o dia a dia de um estabelecimento, é mostrar ao varejista, principalmente das lojas de vizinhança, como adotar boas práticas e garantir maior rentabilidade.

Ao lado da Loja Modelo, o varejista e o agente de distribuição vai conhecer o Centro de Distribuição do Futuro. O CD, que será montado com o apoio da indústria, apresentará toda a logística de distribuição e armazenamento. A proposta é mostrar como ele funciona e o que fazer para torná-lo eficiente.

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.