Exclusivo: Programa de Capacitação no varejo é aprovado por 90%

0 100

A busca pela gestão profissional é confirmada por 90% dos entrevistados (donos de loja de vizinhança) do programa Programa Varejo Competitivo, capacitação com foco na gestão eficiente promovida pela ABAD em parceria com o Sebrae, de 2011 a 2013.  Segundo o levantamento, eles pretendem continuar investindo em recursos para aperfeiçoar a operação da loja.

O levantamento mostra também que 78% apostam na melhoria do atendimento para fidelizar o cliente, 68% na ampliação do sortimento, 59% nas entregas das compras em domicílio, 50% nas entregas em domicílio, 50% em promoções e 12% em degustação. A grande maioria (91%) tem plena convicção de que as mudanças provocaram melhorias no grau de satisfação dos cliente.

O coordenador do Comitê Varejo Competitivo, Walter de Sousa, responsável pelo programa de qualificação, destaca dois aspectos – melhoria no atendimento e melhoria na relação com as empresas do atacado – como sinais de que essa aliança vai se aprofundar. Para ele, a capacitação é importante para o varejista ter uma visão mais definida do seu negócio e “mostra o que ele pode ganhar aproximando-se dos agentes distribuidores”.

Sousa acrescenta que para entender os anseios dos consumidores, é importante avaliar o mix da loja e, nesse caso, é importante que o dono estabelecimento conte com o apoio do fornecedor, que atua no mercado para monitorar o estoque para saber quais os itens que têm maior giro.

“A função da equipe de vendas vai além de convencer o varejista a fazer pedidos, uma vez que passa a orientá-lo para que faça uma compra com valor agregado, ajustada e eficiente”, acrescenta Walter de Sousa.

 

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.