Exclusivo: com melhor logística, distribuidor ganha em competitividade

0 87

Para  reduzir as despesas em suas operações, o distribuidor precisa contabilizar os totais  (não apenas os gastos com transporte), como eventuais transbordos, armazenagem e estoque em trânsito.  Para definir melhor a estratégia logística, parcerias com outras companhias, seja elas concorrentes ou não, podem ser uma boa alternativa,além de investimentos em tecnologia.

“No longo prazo, as empresas podem identificar novas redes logísticas, decidindo pela eventual  construção de novas unidades ou parcerias com outras empresas, montando uma estrutura de distribuição mais eficiente. No curto prazo, pode-se procurar rotas mais baratas em vista origem dos produtos e seus destinos”, diz Jorge Luiz de Biazzi, professor da Fundação Vanzolini e da Faculdade de Engenharia da Faap – Fundação Álvares Penteado.

O professor acrescenta que a redução dos custos pode aumentar a  competitividade da empresa no mercado. “Alta proporção de atendimento sem falhas e baixo tempo de atendimento relativamente aos concorrentes são fatores que promovem a vantagem competitiva”, ressalta Biazzi.

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.