O setor atacadista pode ajudar a aumentar a lucratividade e a melhorar o atendimento nos pontos de venda sem realizar gastos dispendiosos. É o que mostra o Programa Varejo Competitivo, capacitação com foco na gestão eficiente promovida pela ABAD em parceria com o Sebrae de 2011 a 2013. Segundo levantamento feito com 445 donos de lojas de vizinhança (até quatro checkouts) em 15 Estados, 75% dos entrevistados registraram melhora na qualidade do atendimento, enquanto 65% asseguraram que houve evolução em suas negociações com os fornecedores.
“A capacitação é boa para o varejista ter uma visão bem definida do seu negócio e mostra que ele pode ganhar aproximando-se dos agentes distribuidores”, diz o coordenador do Comitê Varejo Competitivo, Walter de Sousa.
Outros aspectos que apresentaram evolução, embora em patamares menores, destacam-se visibilidade da empresa na região (61%), controle de estoque (52%), controle de estoque (52%), gerenciamento da informação (51%), controle financeiro (48%) e tecnologia (48%).