Exclusivo: Atacadistas e fabricantes apostam no mercado de material de construção

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por Cristiano Eloi

Verificar as tendências e movimentações de consumo, de acordo com as 16 grandes cestas de 105 categorias de produtos no mercado de material de construção, é um dos objetivos dos fabricantes e atacadistas e distribuidores, que participaram do 2º Fórum Estratégico Matcon, realizado ontem (22/09), em São Paulo. “O dicionário do setor norteará a todos que atuam nesta cadeia de valor, além de os ajudarem a ter um melhor parâmetro sobre estes itens, e fazer com que, a partir daí, todos consigam apontar os produtos que mais são comercializados nos diversos tipos de canais”, disse Guilherme Tiezzi, sócio empreendedor da Agenttia, organizadora do evento, realizado em conjunto com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD.

Durante a realização do evento, uma pesquisa, realizada com 219 clientes de atacadistas e distribuidores, também foi apresentada. Nela, alguns aspectos foram ressaltados como a de que 71,2% dos microvarejistas se abastecem de mercadorias por meio de compras realizadas nas empresas atacadistas e distribuidoras, sendo que este percentual é de 59% nas pequenas lojas de material de construção. Para se ter um exemplo da importância destas lojas, cabe ressaltar que o pequeno varejo representa 99,2% de 140 mil pontos de vendas que comercializam itens de material de construção no País. “Temos o desafio de fazer com que este varejista continue competitivo e isto passa pela qualificação e pelo treinamento deste lojista”, afirmou Marco Antonio Tannus, diretor de material de construção do atacadista Martins.

Nas próximas edições, uma das ideias é a de ampliar de 219, para 2000 o número de lojistas que participam do levantamento. “É um segmento que completa as nossas atividades, pois a maior parte do varejo alimentar tem um braço em material de construção”, afirmou José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD. “Por isso, queremos profissionalizar a atuação nesta área. Compartilhando e trocando informações sobre o mercado e o cliente, todos serão beneficiados”, completou.

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