Em nove meses, setor atacadista distribuidor cresceu 4,04%

0 31

Depois de encerrar o primeiro semestre com faturamento 3,38% maior do que o mesmo período de 2012, o segmento atacadista distribuidor, focado especialmente no varejo alimentar, divulga crescimento real (deflacionado) de 4,04% no acumulado do ano até setembro, quando comparado aos nove primeiros meses de 2012.

O dado foi divulgado nesta quarta-feira (31) pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) com base em pesquisa mensal realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um conjunto de empresas que equivalem a 21% do faturamento do setor e que fornece dados preliminares sobre o desempenho dos agentes de distribuição. Números mais abrangentes, coletados com mais de 400 empresas (quase 40% do faturamento do setor), são divulgados anualmente pela pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen, no mês de abril.

Para o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, os números continuam sinalizando que a expectativa de encerrar o ano com crescimento real de pelo menos 3,5% irá se concretizar, apesar de o endividamento e a inflação em patamar mais elevado tornarem o consumidor mais cauteloso.

“Temos boas perspectivas”, afirma José do Egito. “Os dados preliminares mostraram crescimento de 3,4% no encerramento do primeiro semestre, e estamos otimistas com o crescimento das vendas em função das festas de fim de ano, época em que o consumo alimentar tem alta significativa”, avalia. “Contribui para esse cenário o fato de que a inflação está mostrando estabilidade. Além disso, a taxa de desemprego permanece baixa, em torno de 5,5%, e a renda continua a crescer”, completa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.