Proporcionar a experiência de conhecer outros terroirs e países por meio de uma taça de vinho – essa é a proposta da Domno Importadoraque, ao completar 14 anos, passa por uma repaginação e se transforma em Domno Wines. A marca tem como objetivo atender aos novos hábitos de consumo dos brasileiros, proporcionar experiências e conhecimentos para que os consumidores tenham segurança, autonomia nas escolhas dos vinhos e possam conhecer rótulos representativos das principais regiões vitivinícolas do mundo.
“Nosso objetivo é proporcionar os melhores rótulos dos melhores terroirs aos melhores apreciadores”, afirma Jones F Valduga, diretor da Domno Wines e superintendente do Grupo Famiglia Valduga. É com este mantra que o executivo detalha a nova fase da Domno Wines, que será apresentada ao mercado, parceiros e consumidores a partir de março, com um extenso cronograma de ativações em redes sociais, imprensa, participação em eventos e realização de encontros em praças estratégicas.
De Domno Importadora para Domno Wines
Antigamente, quem consumia vinhos eram pessoas das classes A e B, adultos mais maduros, conhecedores do assunto, apreciadores de alta gastronomia e com um estilo de vida mais requintado. “Ainda temos esse perfil, mas percebemos nos últimos anos a chegada de novos consumidores, mais curiosos e abertos a novas experiências, que querem conhecer rótulos vindos de outros países, sem deixar de reconhecer a qualidade e de consumir o vinho brasileiro”, afirma Valduga. Entre os fatores que comprovam este aumento, o executivo cita como exemplo o crescimento do setor de vinhos nos supermercados,
O objetivo da Domno Wines, de acordo com o diretor, é dialogar com consumidores de todos os níveis de conhecimento enológico — iniciantes, intermediários e especialistas -, proporcionando novas experiências e fazendo com que percebam as diferenças de um vinho merlot produzido aqui e na África do Sul, por exemplo. É a mesma uva, os dois vinhos têm muita qualidade, mas características completamente diferentes porque os terroirs também são diferentes. Ainda, a importadora quer apresentar rótulos elaborados com outros varietais que são exclusivos de determinadas regiões e que não podem ser cultivadas no Brasil. “Ou seja, queremos ampliar o repertório do brasileiro”, afirma.
Filho de João Valduga, enólogo responsável por modernizar uma das vinícolas mais prestigiadas do Brasil e um dos fundadores do grupo empresarial de enorme prestígio no Rio Grande do Sul, Jones vivenciou de perto o desenvolvimento dos negócios da família no universo vitivinícola, conhecendo todas as etapas da elaboração de um bom vinho. Sendo assim, nenhuma marca entra para o portfólio da Domno sem passar por sua curadoria e sem que se conheça profundamente as técnicas de cultivo e vinificação, o respeito que aqueles produtores têm pela terra e pela matéria-prima, a história daquela vinícola e se seus valores estão alinhados com os do Grupo Famiglia Valduga
Expansão da marca
Os rótulos trazidos pela Domno Wines podem ser encontrados em todo o Brasil, em diversos empórios e redes varejistas de variados portes. Nesta nova fase, a marca tem a ambição de reforçar sua presença onde já está consolidada. “Meu avô, Luiz Valduga, dizia que antes de fazer duas garrafas de vinho, devíamos fazer uma, mas bem-feita. Essa premissa é seguida até hoje como filosofia e estratégia. Prezamos pela qualidade ao invés da quantidade. Queremos estar nos melhores pontos de venda do Brasil”, explica Valduga.
Para criar e reforçar a comunicação com o consumidor nestes locais, a empresa está trocando toda a identidade visual da marca. Além da mudança de nome, a importadora ganhará um novo logotipo, fontes e cores personalizados em todos os materiais gráficos a serem usados nestes pontos de vendas. Outra aposta é a participação em feiras e eventos em cidades estratégicas para apresentar seu portfólio e se aproximar mais de seu público-alvo.
O digital veio para ficar
A Domno Wines, que já se beneficia do e-commerce próprio do grupo, tem investido em recursos e tecnologias para facilitar as compras online; na ampliação da estrutura e melhoria dos processos internos para agilizar a expedição dos pedidos e reforço na logística, para que os clientes recebam de fato o que compram e que seus vinhos cheguem íntegros, sem comprometer a qualidade e as características da bebida. Outro destaque é a criação de um canal de comunicação em que o consumidor pode tirar as principais dúvidas na hora de comprar através do whatsapp ou até mesmo de ligações, onde serão atendidos por consultoras especializadas.
Lançamentos
Ao longo de 2022, aDomno Wines apresentará diversos lançamentos exclusivos, tanto para o consumidor final, quanto para parceiros de negócios. “Nesta nova fase, queremos proporcionar experiências que vão além da taça”, conclui Jones F. Valduga.