Atacado distribuidor cresce 8,8% em outubro

0 85

O faturamento do segmento atacadista distribuidor, focado especialmente no varejo alimentar, além de produtos de higiene e de limpeza doméstica, apresentou crescimento real (deflacionado) de 8,88% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2012, a alta foi de 4,72%. No acumulado do ano até outubro, o faturamento cresceu 4,11%, comparado aos dez primeiros meses de 2012.
 
Os números do segmento foram apurados pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) com base em pesquisa mensal realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um conjunto de empresas que equivalem a 21% do faturamento do setor e que fornece dados preliminares sobre o desempenho dos agentes de distribuição. Dados mais abrangentes, coletados com mais de 400 empresas (quase 40% do faturamento do setor) são divulgados anualmente pela pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen, no mês de abril.
 
Em termos nominais, o crescimento dos dez primeiros meses do ano foi de 10,64% em relação ao mesmo período de 2012; o crescimento de outubro sobre o mesmo mês do ano passado foi de 10,83%; já o resultado de outubro na comparação com setembro apresentou alta de 10,64%.
 
Para o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, até o momento, os resultados estão alinhados com as expectativas de crescimento para 2013, que são de pelo menos 3,5% em relação a 2012. “Os números de outubro apresentaram aumento perante setembro em todas as bases de comparação. Acreditamos que a tendência permaneça até o fim deste ano”, afirma.

Em relação às previsões para 2014, o presidente da ABAD prefere não falar ainda em números e aguardar a confirmação dos resultados de 2013.  “O que podemos dizer é que permanecemos otimistas, não apenas pelos números obtidos em nossas pesquisas, mas também pelas projeções do mercado de que o consumo continuará a ter peso significativo no crescimento do PIB no próximo ano”, disse.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.