Atacado de autosserviço ganha a preferência do consumidor

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A recessão econômica vem fazendo com que o brasileiro busque os melhores preços nos atacarejos, revela novo estudo sobre Varejo Alimentar da CVA Solutions. A pesquisa foi realizada em setembro com 7.344 pessoas de todo o país e também constatou que os supermercados regionais têm o melhor custo-benefício para seus clientes.

Os programas de fidelidade e as marcas próprias dos supermercados já são importantes diferenciais para os consumidores. Mais de 15% já participam dos programas de fidelidades de clientes, sendo que destes, 63% buscam maior descontos em produtos e 32% buscam acumular pontos para resgatar prêmios.

As marcas próprias já são compradas em alguma categoria por mais de 50% dos clientes, sendo que 63% consideram que a qualidade delas é comparável ao produto de marca conhecida.

Para o sócio diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, os preços baixos e as promoções continuam sendo o principal chamariz dos varejistas, principalmente nos atacarejos e supermercados populares. Já os supermercados mais voltados para a classe alta, tem que apresentar produtos de qualidade, principalmente nos perecíveis como frutas, verduras, carnes frescas, peixes e padaria.

Os supermercados regionais continuam em destaque e conseguem aliar bom preço à variedade e à qualidade. E o cliente percebe isso, tanto na nota de Valor Percebido, como em Recomendação. Na pergunta sobre a probabilidade de indicar o supermercado em que mais faz compras a um parente ou amigo, o Angeloni (Santa Catarina) é campeão, tendo subido seu escore de recomendação de 41,6% em 2015 para 65,8% agora. O Assaí também apresentou alta no escore de recomendação, aumentando de 50,4% para 63,2%.

Objetivo do estudo

O Estudo mostra o comportamento e hábitos dos clientes de supermercados e é realizado pelo sexto ano consecutivo. Os estudos da CVA Solutions têm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais setores e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a Força da Marca dos principais varejistas.

Varejos citados

Foram citados na pesquisa mais de 70 nomes de hipermercados, supermercados e atacadistas, entre eles: Angeloni, Assaí, Atacadão, Atakarejo, Bahamas, Bergamini, Big, Bompreço, Bourbon, Bretas, Carrefour, Comper, Condor, Coop, DB, Dia%, Epa, Extra, G. Barbosa, Giassi e Cia, Guanabara, Líder, Makro, Maxxi, Nacional, Nordestão, Pão de Açúcar, Prezunic, Sam’s, Savegnago, Sonda, St. Marche, Supermercados BH, Super Muffato, Tático, Todo Dia, Walmart e Zaffari.

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