Atacadistas experimentam novas tendências de mercado

0 312

O mercado internacional segue em franco desenvolvimento, apresentando novas estratégias e soluções em logística, para os segmentos de atacado e indústria. No Brasil, uma forma de aproximar atacadistas dessas experiências globais tem sido através da Viagem Técnica Internacional (VTI) promovida pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).

Veja também: Blog da VTI 2014 – Confira o dia a dia dos 35 empresários que participaram da Viagem Técnica Internacional.

No início de outubro, uma comitiva formada por empresários e profissionais ligados ao setor de distribuição desembarcou na Califórnia, nos EUA, onde teve início o roteiro da 25ª edição da VTI. Na primeira etapa da viagem, o grupo cumpriu agenda de visitas que incluiu o Vale do Silício, conhecido reduto de empresas de tecnologia, com direito a um tour pela sede da Google. A comitiva da ABAD também participou de palestra oferecida pela Unilever, em San Francisco.

O presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, classificou a excursão como propositiva e que ajudará a equalizar o setor nacional junto ao cenário internacional.  “Ainda que os agentes de distribuição brasileiros estejam atualizados e sintonizados com as melhores práticas do mundo, é preciso manter esse intercâmbio para, justamente, continuar a garantir a modernidade e a eficiência de nossas empresas”, afirmou.

José do Egito se mostrou otimista em relação à economia nacional e ressaltou a importância das visitas no sentido de qualificar o cotidiano das empresas. “Visitamos algumas universidades para cursos e capacitações técnicas e isso nos deu uma perspectiva de como anda o mercado lá fora. Apesar dos cenários de crise e recessão internacional, a economia brasileira encontra-se num momento atraente para investidores internacionais. O que, de certo modo, beneficia o setor atacadista. Para isso, estamos buscando uma qualificação permanente e aperfeiçoamento para melhor servir os nossos parceiros nacionais e internacionais”, explicou.

Ele comentou ainda que quem manda hoje é o consumidor. “Os produtos estão globalizados. Saindo da briga das commodities, indo para especializações. Diante disso, nós, como agentes de distribuição, precisamos nos programar dentro das exigências do público alvo. Trocar mais informações juntos aos clientes varejistas para trabalhar os pontos de vendas deles. Sempre fazendo um elo entre a indústria e o pequeno varejo” destacou.

Na visita à sede da Google foram apresentadas algumas novidades em softwares para facilitar a rotina do empresariado. “Nessa passagem, tivemos a oportunidade de observarmos as novas tendências do mercado eletrônico tais como soluções em compartilhamento de dados com agilidade, reuniões em tempo real e conexão em grupo a fim de observar as transações econômicas. São essas novidades que nos asseguram chegar à frente” concluiu.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.