Assaí chegará a três novos estados em 2019, afirma Belmiro Gomes

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Por Adriana Bruno

Depois de inaugurar a loja Aricanduva – apontada como loja-modelo da bandeira –, o Assaí Atacadista revela que entre os planos para 2019 estão a abertura de até 20 lojas e a chegada em mais três estados. “Amapá, Maranhão e Tocantins receberão unidades da rede até o fim de 2019”, conta Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.

Em entrevista exclusiva ao Portal Newtrade, Gomes exaltou os diferenciais da loja Aricanduva. “Esse será o local de testes para novas soluções e produtos. Além de ser a maior unidade da rede na cidade de São Paulo, o Assaí Aricanduva é o primeiro a ter quatro check-outs Fast Pass, de 38 checkouts – que pode reduzir em até cinco vezes o tempo de permanência dos clientes no caixa”, diz Gomes. Segundo ele, essa também é a loja com o maior número de iniciativas sustentáveis, como coletor de pilhas e baterias, coletor de lâmpadas, ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis, destinação de resíduos orgânicos para compostagem, entre outros.

Tendência de crescimento
Assaí Aricanduva será loja-modelo da rede

Há algum tempo existe um movimento que vem se fortalecendo no mercado que é a ida do consumidor final ao atacado de autosserviço. Especialmente com a crise econômica, muitos consumidores passaram a concentrar compras de abastecimento nesse formato de loja, o que vem, claro, impulsionando o setor. “O atacado de autosserviço é uma alternativa importante neste processo de contenção de gastos. Assim como se viu no momento pós-crise dos Estados Unidos, a tendência é que esses clientes permaneçam comprando nesse modelo”, avalia Gomes. Ainda de acordo com o presidente do Assaí, esse crescimento deve permanecer. “A tendência, pelo menos para os próximos três anos, é o setor continuar registrando uma taxa de crescimento alta, com entrada do formato em cidades interioranas que ainda não contam com lojas nesse modelo”, diz.

Vale lembrar que em 2018, segundo pesquisa da Nielsen, o atacarejo cresceu 12,8% com participação de 60% dos lares brasileiros realizando compras mensais nesse modelo de loja.

Investimentos

Para se diferenciar da concorrência o Assaí Atacadista vem fazendo investimentos em suas operações. Em 2017 , a rede disponibilizou um cartão de crédito próprio, o Passaí, que permite a qualquer cliente pagar o preço de atacado, mesmo comprando apenas uma unidade de determinado produto. “Esse foi um benefício inédito no segmento e que tem contribuído com a fidelização dos clientes nas lojas”, relata Gomes. Ele ainda destaca que um dos objetivos da empresa é oferecer aos clientes soluções adequadas ao seu momento de compra e que agreguem experiência e que para isso a empresa vem investindo em tecnologia. “Uma dessas ações é a instalação de wi-fi gratuito nas lojas. A rede wi-fi permite a livre navegação na Internet e o uso do aplicativo do Assaí, onde o cliente tem acesso aos tabloides de ofertas, dentre outras funcionalidades. Outra novidade é o caixa automatizado Fast Pass, já em funcionamento na loja Assaí Aricanduva. Em formas de pagamento, o Assaí implantou ainda devices atualizados em todas as lojas no Brasil, permitindo o pagamento por aproximação, com Apple Pay e Samsung Pay”, finaliza Gomes.

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