Vendas no Carnaval dividem comerciantes cariocas

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Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) revela que, por influência do carnaval de rua, o comércio carioca deve ter incremento de 3% nas vendas até a Quarta-Feira de Cinzas (18). A sondagem ouviu 300 lojistas da cidade, de 28 de janeiro a 2 de fevereiro.

“O carnaval de rua movimenta muito as pessoas, e elas acabam consumindo muitos adereços, tecidos para fantasias, bermudas, camisetas”, disse hoje (9) à Agência Brasil o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves. Ele acredita que esse movimento vai impactar positivamente as vendas do mês, mas disse que ainda não tem uma estimativa de quanto será o aumento em termos percentuais.

Gonçalves ressaltou, porém, que o comércio nacional não atravessa uma fase muito boa, e que “o centro do Rio de Janeiro, em especial, tem sofrido muito com as obras em curso, dificuldade de circulação e engarrafamentos”. De acordo com a pesquisa do CDLRio, o tíquete médio das compras fica em torno de R$ 150. O cartão de crédito parcelado é a forma de pagamento mais usada pelos compradores.

O otimismo do presidente do CDL-RJ não é compartilhado pelos dirigentes da Sociedade dos Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências (Saara), maior shopping a céu aberto do estado. O presidente da Saara, Ênio Bittencourt, disse que as obras promovidas pela prefeitura na cidade têm provocado, de julho do ano passado até agora, perdas entre 30% e 40% para o comércio local.

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