PIS/Pasep: dois milhões têm até o dia 30 para fazer o saque

0 208

A três semanas do fim do prazo de recebimento, 2,1 milhões de trabalhadores em todo o País com direito ao abono do PIS/Pasep (veja aqui se você tem direito ao saque), referente ao ano base 2014, ainda não sacaram o benefício. O abono, equivalente a um salário mínimo (R$ 880), tem prazo final de retirada no próximo dia 30.

Em publicação do site O Dia, o Ministério do Trabalho informou que mandará cartas para a casa de quem ainda não recebeu o abono. “Pretendemos alcançar com o envio das comunicações aproximadamente 1,2 milhão de beneficiários que estão com o endereço válido na base de dados da pasta”, explicou o coordenador do Seguro-Desemprego e Abono Salarial, Márcio Ubiratan Brito.

De acordo com o ministério, os benefícios que ainda não foram sacados somam um total de R$ 1,7 bilhão. Após o prazo, os recursos que ficaram nos bancos retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O PIS é destinado a funcionários de empresas privadas que são contratados com carteira assinada e regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O Pasep é devido aos servidores.

Segundo a pasta, têm direito ao abono quem está cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. A remuneração mensal média é de até dois salários mínimos durante o ano relativo ao benefício.  É preciso também que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o trabalhador precisa que seus dados sejam informados pelo empregador sem erro na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O gerente de pizzaria Gilmar do Nascimento, 36, já recebeu o PIS e não mexeu no dinheiro. “Vou guardar para alguma emergência”, disse.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.