GfK lança tendências de consumo no varejo de bens duráveis

0 345

Com o tema “quem inova, vende”, a GfK realizou na manhã de hoje, em São Paulo, a sua 13ª Conferência Anual, reunindo executivos da indústria e do varejo de bens duráveis para a apresentação de tendências de consumo e resultados de vendas de eletroeletrônicos no período de janeiro a agosto de 2016.

O levantamento realizado pela companhia junto a varejistas de todo o País confirma as projeções anunciadas pela GfK na edição anterior do evento, que para 2016 apontam para vendas 2% inferiores às registradas no ano anterior.    Com as variações positivas de junho a agosto, as perdas do segmento digital dentro de bens duráveis  chega a 1,6% no acumulado de janeiro a agosto .

Os sete segmentos monitorados pela GfK – telecom, linha marrom, linha branca, informática, eletro-portáteis, câmeras fotográficas e ar condicionado –  apresentaram queda em volume de unidades comercializadas. Por outro lado, as categorias dotadas de inovação surpreendem ao apresentar resultados positivos em comparação ao mesmo período de 2015, crescendo 140% em faturamento.

Essa tal de inovação

Não é por acaso que a inovação é atributo comum a todas as categorias que tiveram desempenho acima da média do mercado de bens duráveis, Para uma melhor definição do conceito, a  GfK perguntou a mais de 30 mil consumidores de todo o mundo o que consideram um produto inovador. Os resultados revelaram que na percepção dos entrevistados, os produtos inovadores são aqueles que melhoram as vidas das pessoas; solucionam problemas; beneficiam  saúde e bem estar; agilizam a execução de tarefas.

A opinião dos consumidores é refletida no desempenho de produtos como smartphones 4G, televisores Ultra HD, Notebooks 2 em 1, action cams, caixas de som Bluetooth, soundbar, wearables e aspiradores-robô.  Entre janeiro e agosto de 2016, essas categorias responderam por R$ 19 bilhões do faturamento do setor de eletroeletrônicos, o que corresponde a 34% do faturamento do mercado total. No mesmo períogfk1do de 2015, esta participação foi de 14%.

A inovação por categoria

A análise da GfK demonstra a importância da inovação na performance de cada segmento e compara o desempenho das categorias inovadoras com o de outras que não são dotadas desse atributo.

Smartphones 4G

No período analisado, os mercado smartphones dotados de tecnologia 4G cresceu 239% em comparação com o mesmo período de 2015, chegando a representar 74% das vendas da categoria telecom, que inclui também os celulares convencionais e demais aparelhos de telefonia.

Televisores Ultra HD

O mercado televisores Ultra HD faturou entre janeiro e agosto de 2016, 120% a mais do que no mesmo período do ano anterior, e já correspondem a 15% das vendas do segmento, contra 7% em 2015.

Cooktops e aspiradores-robô

Destaque da cozinha, os cooktops, cresceram 10%, chegando a representar 7,7% das vendas do segmento de queimadores. Os aspiradores-robô também tiveram um desempenho excepcional, com vendas 97% maiores que no ano anterior.  No mesmo período, os aspiradores convencionais tiveram resultados 6% inferiores.

Notebooks

Entre os notebooks, a análise da GfK indica que os modelos 2 em 1, que acumulam funções de tablet e computador portátil, representam 6% das vendas gfk2da categoria até agosto de 2016.  O faturamento foi 21% maior que no ano anterior, enquanto os demais modelos da categoria registraram crescimento negativo da ordem de 19%.

No segmento Áudio, ganharam participação as categorias soundbar e caixas Bluetooth, chegando a representar 5% das vendas.  As caixas Bluetooth faturaram 179% a mais que no mesmo período de 2015 e os soundbars, 32%.  As demais categorias do segmento faturaram 21% menos,  As action cams são o destaque do segmento foto e vídeo, com faturamento 38% maior.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.