Banco Central quer mais agilidade no pagamento das vendas a crédito aos varejistas

0 99

O Banco Central cobra do mercado de cartões a redução do tempo de pagamento das vendas a crédito aos comerciantes. Atualmente, o prazo de liquidação das operações com plásticos chega a até 31 dias, período maior que a média internacional.

Em seu Relatório de Vigilância do Sistema Pagamentos Brasileiro, o regulador apontou que “o grande prazo de liquidação aumenta a exposição de crédito entre os integrantes dos arranjos [de pagamentos], trazendo maior risco para eles, além de introduzir ineficiências na prestação desses serviços”.

Segundo Daso Coimbra, chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Pagamentos do BC, a autoridade monetária está direcionando políticas para que o próprio mercado reduza o prazo. Ele disse, no entanto, que o regulador pode intervir caso as conversas não gerem o resultado esperado.

“O Banco Central tem sempre adotado essa postura, em vez de simplesmente chegar e baixar a regra. A gente primeiro tenta direcionar, para que o mercado vá pelo caminho que nós achamos que é mais eficiente e que está tendo mais sucesso em outros lugares do mundo”, afirmou o Coimbra. “Agora, se a gente não consegue resultado dessa forma, a gente então usa a caneta”, completou.

Ainda no relatório de vigilância , o Banco Central disse que solicitou estudos às associações de classes sobre os prazos de liquidação do País em comparação com os pares estrangeiros, e os impactos esperados no caso de redução do tempo de pagamento.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.