5 cuidados ao contratar seguro para cartão de crédito

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Os seguros que protegem cartões de crédito contra furto, roubo ou perda buscam dar tranquilidade ao consumidor, mas podem resultar em dor de cabeça são não houver atenção antes de contratar o produto. De acordo com publicação do site IG, isso acontece porque eles costumam cobrir somente algumas situações, como compras e saques fraudulentos por coação em assaltos ou sequestros relâmpago, mas podem excluir outros riscos importantes, como clonagem do cartão e transações criminosas feitas em caixas eletrônicos ou pela internet.

“Infelizmente, este produto costuma ser oferecido sem esclarecimento, de forma que o consumidor desconhece as condições gerais de contratação”, observa a supervisora de Assuntos Financeiros do Procon-SP, Renata Reis.

1 – Procure conhecer os riscos excluídos

Um dos maiores erros ao contratar um seguro é observar quais são as coberturas do produto, mas esquecer de conferir as situações excluídas da proteção.  A proteção do cartão pode cobrir fraudes resultantes de violência, por exemplo, mas deixar de fora roubo de senhas pela internet ou a clonagem em caixas de autoatendimento.

2 – Verifique se as coberturas  

Os seguros que oferecem proteção a cartões geralmente vêm acompanhados de outras coberturas, como acidentes pessoais, extravio de bagagem ou perda de emprego. É preciso observar se estes itens adicionais atendem às expectativas do segurado, ou se são inócuos (quando não há necessidade de contratá-los, por já ter um seguro semelhante, por exemplo).

3 – Exija uma cópia do contrato antes de aderir ao seguro

Muitas vezes, a contratação dos seguros de cartões não vem acompanhada das apólices, que contém todas as informações sobre o produto, além dos direitos e deveres da seguradora e do segurado. Por esse motivo, deve-se exigir o documento e guardá-lo para ter acesso rápido em caso de necessidade.

4 – Compare o preço da mensalidade

Os seguros que protegem cartões costumam cobrar mensalidades entre R$ 5 e R$ 10 que vêm na própria fatura. Valores muito distantes deste podem tornar o produto caro demais. É preciso levar em conta também as outras coberturas previstas, que influenciam o prêmio (valor pago pelo segurado).

5 – Fuja da venda casada de seguros

Obrigar o cliente a contratar um seguro quando ele adquire um cartão de crédito ou pede aumento do limite é prática considerada como venda casada. Segundo Renata, do Procon-SP, a abordagem é abusiva e ilegal, e deve ser denunciada junto à própria instituição financeira, ao Banco Central (BC) ou a órgãos de defesa do consumidor.

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