Preço do frete é um desafio para 90% dos profissionais de e-commerce

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Uma pesquisa da Boxit revelou que o preço do frente está entre os três principais desafios logísticos do mercado de atuação atual para 90% dos respondentes. Podendo responder mais de uma alternativa, destaca-se também os 45% que responderam afirmando que uma das maiores dificuldades são os sistemas e processos (integrações e APIs).

A pesquisa foi realizada junto a varejistas do comércio eletrônico e profissionais de áreas correlatas.

Outros destaques:
  • 36% tempo de entrega;
  • 31% disponibilidade de opções de entrega;
  • 27% logística reversa;
  • 22% perdas e quebras de produtos durante o transporta;
  • 18% restrições na entrega em algumas localidades;
  • 13% falha na entrega por ausência do destinatário.
Novo serviço

Quando questionados sobre quais seriam os principais benefícios ao implementar um novo serviço ou novidade de vendas na loja online, pelo ponto de vista do consumidor, a maioria respondeu atendimento multicanal (63%).

Para 59% dos respondentes, é a possibilidade de ter visualização em tempo real das operações em andamento (status da entrega). E 50% afirmaram que são as entregas no mesmo dia.

Na marca dos 45%, existem duas respostas: diversas opções logísticas (entrega a domicílio, motoboy, lockers, retirada em loja, etc) e agendamento das entregas e retiradas.

22% responderam que horários estendidos de atendimento são diferenciais e 13% prioriza os atendimentos automatizados ou self-service.

Logística reversa

Para 27% dos respondentes a logística reversa funciona principalmente através da coleta pré-paga por transportadoras na casa do cliente. 22 % faz um envio pré-pago por Correios, com despacho pelo cliente.18% faz um atendimento manual ao cliente, com envio por conta dos consumidores. Também na marca dos 18% atuam como operadores logísticos e efetuam a logística reversa da maneira como o consumidor solicita.

Retire na loja

Quando questionados sobre as principais vantagens de oferecer posto de retirada de produtos — entregando ou não por essa modalidade — os lojistas responderam que a mais marcante é a conveniência para o consumidor escolher a maneira que melhor lhe apetece (54%).

Podendo escolher mais de uma alternativa, 40% afirmou que uma das principais vantagens é a redução de custos. Para 36% é a rapidez na disponibilização de produtos.

Outras vantagens, na marca dos 27%:
  • Diminuição de falhas na entrega;
  • Opção de entrega para moradores de áreas de difícil acesso;
  • Possibilidade de aumento de tráfego ou cross-sell no ponto físico;
  • 18% afirmaram não oferecer este tipo de entrega nem pretendem fazê-lo no futuro.
Vocês usariam lockers?

Para 50% dos respondentes, a principal vantagem do modelo de locker para realização de entregas seria a possibilidade de retirada 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Na marca dos 36% há duas respostas: coletas e devoluções mais rápidas e facilitadas e exposição da comunicação visual da marca nos pontos de retirada.

Na marca dos 31% também duas respostas: automação das retiradas da loja própria e automação das retiradas em outros pontos que não sejam de venda.

18% afirmou que é uma oportunidade de entrega para produtos com volumes não convencionais e 9% falou sobre a possibilidade de entrega de perecíveis em armários refrigerados.

 

Fonte e-commerce Brasil
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