O que você precisa saber sobre o caminhão elétrico da Tesla

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Depois de ganhar fama com seus carros elétricos, a Tesla agora mira projetos maiores — literalmente. Na quinta-feira (16/11), o presidente da empresa, Elon Musk, revelou o seu primeiro caminhão elétrico, que promete ser mais seguro e eficiente do que qualquer veículo pesado a diesel no mercado. Mas ainda vai demorar um pouco para você se deparar com um desses na estrada. A produção começará só em 2019.

Os números do chamado Tesla Semi impressionam. Ele vai de 0 a 100 quiômetros por hora em cinco segundos, se estiver sem carga. Caso esteja transportando 36 tolenadas, a sua capacidade máxima, são necessários 20 segundos para atingir a mesma velocidade. “Nós desenvolvemos o caminhão da Tesla para ser rápido como uma bala”, gabou-se Musk no evento.

O caminhão elétrico futurista da Tesla (Foto: Divulgação/Tesla)
O caminhão elétrico da Tesla (Foto: Divulgação/Tesla)

A bateria do caminhão elétrico dura 800 quilômetros. Em apenas 30 minutos, é possível recarregá-la o suficiente para rodar 640 quilômetros, usando o Megacharger, um novo carregador de alta velocidade.

O toque futurístico também está presente nas funcionalidades. É possível vários caminhões viajarem em comboio, utilizando apenas um motorista, responsável por conduzir o primeiro veículo. Os demais o seguem de forma autônoma. A Tesla está tão confiante na tecnologia que garante que o caminhão não vai quebrar no primeiro 1,6 milhão de quilômetros.

A empresa também defende que seu veículo é mais seguro do que o de seus concorrentes, porque foi projetado com uma bateria reforçada, o que ajuda a evitar danos em caso de acidente. Além disso, o para-brisas é feito de vidro resistente a choques.

Outra das características mais marcantes do caminhão é seu interior. Há espaço suficiente na cabine para que o motorista fique de pé. E em vez sentar à esquerda, a Tesla colocou o condutor no centro. Duas telas sensíveis ao toque, uma em cada lado do banco do motorista, fornecem acesso à navegação e monitoramento de pontos cego. As câmeras na parte externa, por sua vez, alertam o motorista quando há uma situação perigosa.

Para reservar um caminhão desses, será necessário um depósito de US$ 5 mil (aproximadamente R$ 16,3 mil). E já tem cliente de olho. O Walmart anunciou que vai comprar e experimentar alguns dos caminhões nos Estados Unidos e no Canadá. “Nós acreditamos que podemos aprender como essa tecnologia funciona dentro da nossa cadeia, bem como isso poderia nos ajudar a atingir alguns de nossos objetivos de sustentabilidade a longo prazo, como a redução de emissões”, disse a empresa em comunicado enviado à emissora norte-americana CNBC.

O caminhão elétrico futurista da Tesla (Foto: Divulgação/Tesla)
(Foto: Divulgação/Tesla)
O caminhão elétrico futurista da Tesla (Foto: Divulgação/Tesla)
(Foto: Divulgação/Tesla)
O caminhão elétrico futurista da Tesla (Foto: Divulgação/Tesla)
(Foto: Divulgação/Tesla)

Fonte Época Negócios
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