Logística preocupa empresário da indústria de armazenagem frigorificada

0 271

A armazenagem frigorificada é um importante elo da cadeia do frio e corresponde a uma considerável fatia do mercado logístico. Apostando na evolução desse cenário, a Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada (ABIAF) e a Global Cold Chain Alliance (GCCA/Aliança Global da Cadeia do Frio) estarão com o Pavilhão da Cadeia do Frio dedicado exclusivamente a este setor durante a 29ª edição da Movimat – Feira Internacional de Intralogística, que será de 16 a 18 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Segundo o vice-presidente da ABIAF, Fabio Galesi Starace Fonseca, a participação das Associações e de representantes de empresa do setor na Movimat é fundamental, já que um levantamento feito pela ABIAF estima que somente com os associados, a estrutura de armazenamento da cadeia do frio esteja em mais de 4,2 milhões m³ de capacidade.

Mesmo com mercado aquecido, o que tem esfriado as operações são as perdas de carga em razão de condições inadequadas de armazenagem. “Essa é uma das maiores preocupações do segmento. É um setor que exige qualidade devido a inspeções rigorosas, de auditoria das grandes empresas. O mercado interno está aquecido, mas está mais complexo para se operar”, define. Isso porque o cenário sofreu grandes mudanças na última década e, em sua maioria os clientes das empresas da cadeia do frio são da indústria alimentícia. “O operador não apenas tem que pensar no rigor da temperatura, mas, também investir em tecnologia voltada para rotas para evitar levar multas, por exemplo”, explica Fonseca.

Outro desafio é o tamanho dos veículos. “Vemos mini caminhões e vans fazendo entregas e isso reflete no custo e no controle. Operar em grandes centros envolve restrições de horário. Nesses casos, as movimentações precisam ser feitas à noite, o que aumenta a complexidade operacional. Está cada vez mais rígido e complexo”, completa.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.