Entregas em 90 minutos no Brasil! É o que promete startup russa

0 156

O grupo russo Dostavista começou a operar em terras brasileiras em 2017, sob o nome Click Entregas.

Agora, uma captação de recursos ampliará sua presença por aqui. A empresa recebeu um aporte série B de US$ 15 milhões do fundo Vostok New Ventures, também investidor das startups BlaBlaCar e Delivery Hero. O Dostavista recebeu ao todo US$ 20 milhões em investimentos.

Hoje, a Click Entregas tem cinco mil clientes pessoa física ou jurídica nacionalmente, desde players de autopeças e comércio eletrônico até gráficas e odontologia. Cerca de 86% das solicitações são para entregas urgentes. Dessas, 90% são feitas em até 90 minutos. A empresa garante que diariamente são realizadas mil entregas.

“Uber para entregadores” no Brasil

O russo Mike Alexandrovski, cofundador do Dostavista, afirma que a empresa surgiu há sete anos com a ideia de se tornar uma espécie de “Uber para entregadores”.

Por meio de um aplicativo, clientes pedem entregas de produtos e são conectados aos entregadores mais próximos e disponíveis. O modelo de viabilização pelos próprios usuários, conhecido como crowdsourcing, promete reduzir o tempo de entrega. O grupo tem 400 funcionários, 70 deles engenheiros — com a função de otimizar a melhor rota para delivery e melhorar a conexão entre cliente e entregador.

O novo aporte de US$ 15 milhões será usado para novas contratações em tecnologia — melhorando o algoritmo de trajetos e de matchmaking — e em diretores regionais de produto que adaptem o Dostavista para cada país e expandam a empresa.

Presente atualmente em 11 países, o Dostavista começou sua estratégia de expansão global em 2016. A maioria é composta de economias emergentes, como a própria Rússia. Brasil, Índia, Indonésia, México e Turquia estão na lista. Globalmente, tem um milhão entregadores cadastrados para lidar com 200 mil clientes.

Além da velocidade, a empresa afirma que alguns de seus diferenciais são o agendamento completamente online e o seguro das encomendas, que pede como pagamento 1% do valor da carga. O seguro está disponível apenas no Brasil e no México e representou uma adaptação da Dostavista ao mercado local.

Concorrência nas entregas

A Click Entregas enfrenta um mercado cheio de concorrência. A mais notável é a Loggi, startup que também atua com logística para comércios eletrônicos — recentemente foi avaliada como unicórnio, valor de mercado de um bilhão de dólares ou mais.

Diante do tamanho da demanda por logística nos grandes centros urbanos, a Click Entregas aposta que há espaço para diversas empresas. Seu foco está em pequenos e médios empreendimentos e em empregar pessoas que não eram entregadores anteriormente.

Também acredita que sua presença global trará experiências únicas à operação brasileira e vice-versa. “Somos uma companhia global enfrentando as dificuldades do delivery. Estamos chegando a novos mercados e adquirindo conhecimentos para o modelo, que será o melhor em qualquer parte do mundo”, afirma Alexandrovski. “A competição enriquece nossa atuação. É o que acontece por aqui, com a Loggi, e na Indonésia, com a GoJek. Por isso mantemos nossa meta de dobrar a cada ano”.

Fonte e-commerce Brasil
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.