5 maneiras de utilizar a logística a favor dos negócios

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Economia recessiva, crédito menor e diminuição do consumo das famílias. Esses fatores alarmantes, que formam um cenário nada favorável para as empresas brasileiras, demonstram que chegou a hora de rever custos e processos para ser competitivo no mercado. Mais do que nunca, as companhias precisam de ganho de eficiência operacional, visando ter um negócio sustentável, mesmo diante de um panorama de incertezas.

Neste contexto, a logística pode ser uma forte aliada, na medida em que possibilita a criação de soluções flexíveis para toda a cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega da carga ao varejo e ao consumidor final. A gestão logística, desta maneira, é parte importante da estratégia dos negócios, na medida em que planeja, implementa e controla de forma eficaz os fluxos de mercadorias e materiais.

Com 15 anos de existência, a Intecom Logística é um integrador logístico que busca capacitar os clientes a competirem fortemente em seus mercados, gerando resultados consistentes e agregando valor para todas as partes envolvidas. “Entregamos um nível de serviço elevado, o que garante ótimos resultados aos nossos clientes. Por isso, para a Intecom Logística, a crise econômica é vista como uma oportunidade de crescer e conquistar mercado”, afirma Rodrigo Boniaris, gerente comercial da Intecom Logística.

Por meio deste trabalho, a Intecom Logística é um importante parceiro para os negócios das empresas que precisam transportar e armazenar cargas em todo o território nacional de maneira eficiente e que buscam otimizar custos e elevar a competitividade.

Confira maneiras de utilizar a logística a favor do seu negócio, segundo Boniaris:

1 – Entenda as necessidades de todos os envolvidos

Com a gestão logística, é possível ter uma visão de todas as etapas da cadeia envolvida, desde a armazenagem do produto, até entrega ao cliente final.  Entendendo as necessidades de cada uma das etapas e dos diversos stakeholders, pode ser elaborado um planejamento mais assertivo, visando melhores resultados.

2 – Tenha processos mais eficazes

Revisar processos é fundamental em períodos de crise econômica. É preciso verificar quais são as etapas que geram ineficiência ao processo como um todo e precisam de solução. Uma das maneiras de otimizar a utilização do espaço disponível no centro de distribuição, por exemplo, é fazer um bom mapeamento das regiões de armazenagem. Busque sempre oportunidades de automatizar processos que estejam manuais.

3 – Faça projetos de acordo com as suas necessidades

A inteligência logística permite elaborar projetos customizados, desenvolvidos de acordo com as necessidades dos mais diversos modelos de negócios, seja em armazenagem, distribuição e/ou cross-docking, aumentando a eficiência logística e otimizando toda a cadeia. Foque em projetos de resultado rápido e de certo impacto financeiro, seja em melhoria da rentabilidade e/ou redução de custos.

3 – Ganhe agilidade e eficiência

A agilidade e a eficiência de toda a operação logística são consequência de uma gestão qualificada, já que cargas podem ser remanejadas prezando pela maior agilidade, buscando menor tempo de parada aumentando a qualidade e acuracidade da entrega. Elimine retrabalhos e desperdícios.

4 – Acompanhe cada etapa em tempo real

Por meio de tecnologia e de suportes tecnológicos de última geração, cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real. Além disso, a tecnologia pode apoiar na elaboração de um melhor planejamento. Na Intecom Logística, os sistemas Warehouse Management System (WMS) e Transportation Management System (TMS) alimentam a ferramenta de CRM, de desenvolvimento próprio, suprindo os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.

5 – Tenha melhores resultados e redução de custos

Com a prática de uma gestão logística eficiente e de processos ágeis envolvendo toda a cadeia, o resultado certamente será o aumento do nível de serviço e a otimização dos custos da cadeia logística. Lembrando que gastos desnecessários com armazenagem serão sanados e a distribuição dos produtos será planejada, resultando em menores custos e em um impacto positivo ao cliente final, que terá a percepção da melhoria da qualidade do serviço.

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