Após 75 anos, Elefante está passando por um processo de renovação de sua marca com novo posicionamento e mudanças visuais e verbais. De acordo com Tatiana Zambon, diretora de Marketing e Comercial para a divisão de consumo da Cargill Brasil, o produto continua o mesmo: feito apenas com tomates selecionados, sal e açúcar e com rendimento e consistência que diferenciam o Elefante. No entanto, a marca está mais moderna e com uma linguagem mais acessível e próxima ao consumidor. “Entendemos que nosso cliente não busca apenas rendimento e sabor. O que importa é o resultado, o momento e a memória afetiva que fica. E fazer parte disso, mesmo que discretamente, é o nosso grande objetivo”, explica.
O que mudou
Com o novo slogan ‘Elefante, viver junto rende mais’, a marca evoluiu para um tom de voz mais informal. As mensagens nas redes sociais, propagandas e materiais publicitários inspiram receitas e a união de amigos e famílias. “Nossos clientes têm uma relação muito próxima com a marca. Vemos isso todos os dias nos diálogos abertos nas redes sociais. Somos um amigo e um companheiro, por isso mudamos nosso tom de voz e nossa mensagem”, resume Tatiana.
Visualmente, a marca se apresenta em um tom mais vivo. Além disso, com o apoio da Maurício de Sousa Produções (MSP), a Cargill atualizou o personagem Jotalhão. “Mudamos a iconografia e a forma de passar as informações, que ficou mais clara, moderna e fácil de entender remetendo também para elementos da cozinha e de receitas”, explica.
“Temos muito carinho por essa parceria, que é uma das mais antigas e bem-sucedidas da MSP. O Jotalhão está há mais de 50 anos ilustrando as embalagens do extrato de tomate Elefante, um dos mais tradicionais do mercado alimentício brasileiro”, diz Mônica Sousa, diretora executiva da MSP.