Automação garante eficácia ao setor de logística

0 99

O setor de logística é um dos mais capilares quanto o assunto é área de atuação. Pode atender desde uma empresa da área de alimentos, passando por móveis até chegar à indústria automotiva.

Para dar conta de uma gama tão grande de parceiros, é preciso estar preparado, e tornar os processos mais ágeis e com informações confiáveis. “Cada vez mais empresas investem no desenvolvimento e aplicação de padrões de automação, de diferentes tipos de códigos de barras à tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID)”, destaca o presidente da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, João Carlos de Oliveira.

O código de barras já faz parte da vida dos brasileiros há 30 anos. Em 1983, a tecnologia chegou ao País e foi se incorporando à rotina dos consumidores. A GS1 é a entidade responsável pela normatização dessa tecnologia, uma espécie de RG dos produtos, que aposentou a etiqueta de preço dos produtos e a digitação manual nas lojas.

Uma prova de que essa tecnologia ganhou uma proporção tamanha que não se pode mais imaginar a cadeia de suprimentos sem ela. Uma linguagem internacional de negócios, códigos que orientam o comércio mundial. É como se fosse uma impressão digital: a identificação é única. Isso é possível graças ao Número Global do Item Comercial, o GTIN, uma estrutura numérica específica para cada item.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.