Mercado de cervejas especiais cresce e impulsiona setores do segmento

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Nos últimos anos, o mercado varejista de cervejas especiais tem mostrado crescimento significativo, apresentando maior volume de vendas e atraindo novos consumidores. De acordo com dados levantados pela Nielsen, de 2009 a 2013, o share de cervejas premium subiu de 7% para 10,5%, respectivamente, enquanto as cervejas consideradas mainstream apresentaram queda de 16,1% para 12,9% neste mesmo período.

O Brasil já é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás somente dos EUA e China. Dados do SICOBE (Sistema de Controle de Produção de Bebidas) mostram que hoje o país produz 13,4 bilhões de litros anuais de cerveja, um aumento de 64% em relação há 10 anos e no que diz respeito ao volume de vendas, as cervejas especiais respondem por 5% a 6%. Há cinco anos, esse número era de 1,5% a 2%.

Supermercados apostam no segmento

Cada vez mais os supermercados têm disponibilizado rótulos especiais nas gôndolas, sejam estabelecimentos focados em públicos de maior renda como em outros especializados nas classes mais populares. Enquanto as cervejas especiais apresentam margens de 25 a 35%, a cerveja comum não ultrapassa os 5%. Os variados estilos de cerveja permitem experiências gastronômicas interessantes, hábito cada vez mais presente no perfil do público-alvo desses produtos, então o consumidor sai do supermercado com a cerveja acompanhada de outros produtos alimentícios.

“De 2010, ano em que a rede passou a comercializar as bebidas, para 2011, o grupo obteve crescimento de 300% na venda da categoria. Hoje, o segmento vem crescendo em média 80% a 89% ao mês”, diz Robson Grespan, especialista em varejo, Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Os importadores e distribuidores têm papel crucial na disseminação dos rótulos premium pelas prateleiras. Hoje, mais de 40 empresas espalhadas pelo país são as responsáveis pela distribuição de rótulos especiais nacionais e internacionais no varejo brasileiro. A Beer Maniacs, distribuidora de cervejas com sede no Paraná e com filiais no DF, RJ, SP e SC, é a evidência de que o mercado é realmente promissor e que ainda há bastante espaço para investimento. A empresa registrou faturamento de R$ 3,7 milhões em 2011 e a projeção para 2015 é fechar com surpreendentes R$ 100 milhões. “Atendemos mais de 2500 pontos de venda em todo território nacional e a previsão para 2015 é atingirmos 5000 clientes. Contamos com mais de 80 colaboradores internos e externos e, considerando prestadores de serviços diretos, geramos aproximadamente 200 posições de trabalho”, afirma o proprietário da empresa, Iron Mendes.

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