Lâmpadas de LED são reprovadas em teste de desempenho

0 213

Estudo realizado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) constatou que o desempenho das lâmpadas de LED disponíveis no mercado brasileiro não atende aos pré-requisitos do programa americano de qualidade Energy Star. Por exemplo, 80% das amostras de lâmpadas tubulares de 600 mm apresentam mais de 10% de depreciação do fluxo luminoso com 6 mil horas de ensaio.

Por durar até 50 vezes mais que a incandescente e proporcionar uma economia de até 80% na conta de luz, as lâmpadas de LED têm chamado a atenção e movimentado o mercado. Entre 2012 e 2013, as vendas mais que duplicaram, chegando a 16,8 milhões de unidades.

Discutir essas questões é fundamental para a qualificação e desenvolvimento de projetos de eficiência energética. A tecnologia LED veio para ficar e os resultados do estudo do Cepel confirmam a necessidade da regulação do setor. É fundamental identificar bons produtos de baixo desempenho para garantir a confiabilidade do consumidor final na tecnologia, explica a diretora da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) e coordenadora do painel de Iluminação, Juliana Kawasaki.

Leia também: LED conquista espaço nas prateleiras do varejo

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.