Exclusivo: Varejo de proximidade está na mira da Yakult

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Um período de 50 anos abrange a bem-sucedida trajetória da Yakult no Brasil. Com o lançamento de um produto inédito, a empresa movimentou o mercado de consumo em uma época em que pouco se falava em bebidas lácteas.  Desde essa ocasião, ele não saiu mais da liderança e, muito menos, das gôndolas. Com embalagem transparente de 80 g e rótulo vermelho, o leite fermentado Yakult tem garantido sua dose diária de vendas ao longo das décadas por acreditar que não se mexe em time que está ganhando. “Atuamos em vários países e temos um portfólio específico para cada um, sempre ajustado ao público local e às suas necessidades”, comenta Eishin Shimada, presidente-executivo da empresa no Brasil.

Com lançamentos esporádicos e pontuais, a marca japonesa garante o consumo diário de dois milhões de brasileiros por meio de uma rede de distribuição dividida em três modalidades. Com abastecimento central em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa conta com mais de três mil vendedoras cadastradas no sistema de vendas porta a porta, garante sua presença no varejo de autosserviço e ganha espaço no varejo de vizinhança. “Entre essas operações, a primeira representa 60% das vendas e as duas modalidades de varejo alimentar dividem os 40% restantes”, diz Shimada. Continue lendo a matéria aqui!

 

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