Dia de Responsa: nesta sexta (14), Cervejaria Ambev leva mensagens de consumo inteligente às ruas de São Paulo

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A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol e a água AMA, mobiliza, nesta sexta-feira, 14/09, seus mais de 30 mil funcionários em todo o Brasil para visitar mais de 1 milhão de bares e restaurantes para reforçar a importância do consumo inteligente de bebidas alcoólicas. A data marca a nona edição do Dia de Responsa, evento anual da companhia em prol da causa. Para celebrar a ocasião, a cervejaria vai promover ainda uma série de ações para engajar o público, como a distribuição gratuita de bebidas e a realização de um mural pelo grafiteiro Paulo Ito.

Em São Paulo, promotores de venda a bordo de um caminhão irá distribuir, de graça, um kit com cerveja e água para o público que for maior de 18 anos. A ação vai acontecer das 13h às 17h, ou até acabarem as bebidas, e visa reforçar a importância de se beber sempre com moderação. Com o limite de uma cerveja por pessoa, o veículo estará estacionado no Largo da Batata, em Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Também em São Paulo, dessa vez na rua Caio Prado, nº 30, próximo à rua da Consolação, o grafiteiro Paulo Ito, conhecido por seus desenhos de cunho social, fará um mural com mensagens sobre a importância do consumo inteligente de bebidas alcoólicas. O desenho mostra dois copos de cerveja “conversando”, um transbordando e um preenchido até a metade, e busca mostrar que, quando bebemos demais, não nos divertimos. O objetivo é aproximar os consumidores, especialmente os mais jovens, do tema.

“Queremos levar a conscientização sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas para o maior número de pessoas que conseguirmos. Como tudo na vida, o consumo de cerveja, bebida que nos orgulhamos tanto de produzir, também deve ser feito com moderação”, explica Bernardo Paiva, presidente da Cervejaria Ambev. O executivo participa do Dia de Responsa em São Paulo, visitando bares da capital para promover mensagens de consumo inteligente. “Nosso maior objetivo no dia-a-dia é unir as pessoas em momentos de celebração e, para isso, é importante que saibamos consumir com inteligência. Por isso, vamos às ruas mais uma vez reforçar que não se deve beber e dirigir, beber em excesso ou se for menor de idade”, afirma.

O trabalho integra o Programa Ambev de Consumo Responsável, plataforma lançada em 2003 e que centraliza os projetos que a cervejaria desenvolve sobre o tema. As ações ajudam a Ambev a contribuir com as metas globais da Anheuser-Busch InBev (ABI), para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos tem como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo. Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.

Programa Ambev de Consumo Responsável

O Dia de Responsa é a principal mobilização anual da cervejaria em prol do Consumo inteligente de bebidas alcoólicas e integra as ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. Desde o seu lançamento, em 2003, a Cervejaria Ambev já firmou parcerias com uma verdadeira Rede de Responsa, que inclui universidades, centros de pesquisas, redes de supermercados, bares, restaurantes, sindicatos, governos, órgãos de trânsito, aplicativos de táxi, sociólogos, psicólogos, especialistas em saúde, artistas, jogadores de futebol, influenciadores digitais e ONGs.

Ao longo desses quase 15 anos de trabalho, a companhia já realizou diversas campanhas de educação e conscientização. A Skol foi a primeira marca do país a abordar o tema, em 2001, com uma vinheta na qual latinhas se transformavam em táxi. A marca lançou ainda o conceito do “Motorista da Rodada”, um “herói” da turma que deixa de beber para levar os amigos em segurança para a casa.

Já a Brahma estrelou a campanha “se beber, não dirija”, com a participação dos jogadores Ronaldo e Luis Fabiano. Também da Brahma foi a campanha “A regra é clara, menor de idade não pode beber”, estrelada pelo ex-jogador Cafu.

Em eventos próprios ou patrocinados pela Cervejaria Ambev, como Skol Sensation e Rodeio de Barretos, a cervejaria já promoveu ações para evitar a associação de bebida e direção como o credenciamento de táxis para facilitar a volta pra casa e a disponibilização do estacionamento amigo (onde o veículo pode ficar até 12h do dia seguinte pelo mesmo custo) para reforçar que quem bebeu e não deve dirigir. Além disso, a Cervejaria Ambev também já realizou a doação de mais de 100 mil bafômetros ao poder público e entidades fiscalizadores de trânsito.

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