Mundo desperdiça 30% dos alimentos

0 24

A alta no preço dos alimentos e o aumento previsto para a demanda nos países emergentes colocaram o desperdício no centro do debate sobre segurança alimentar, informa o UOL .  Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados por ano em todo o mundo –o equivalente a 30% de tudo o que é produzido. O número considera perdas em todos os estágios –do campo ao prato.

E, apesar de os alimentos pesarem cada vez mais no bolso, o maior índice de perdas (35%) ocorre no consumo, puxado pelos Países desenvolvidos, responsáveis por 56% do desperdício, segundo o Banco Mundial. No Brasil, segundo a Embrapa, o desperdício não se concentra no consumo, responsável por 10% das perdas. O  maior índice está no manuseio e no transporte (50%), segundo estudo da Embrapa.

O pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Antonio Gomes,  afirma que o transporte, o manuseio, as embalagens e a forma de  comercialização de alimentos  “in natura”, a granel, são inadequadas. Entre as mudanças sugeridas pelos especialistas estão a refrigeração de cargas para o transporte de verduras e frutas  e o fim das caixas de madeira para os perecíveis.

No Brasil, maior índice está no manuseio e no transporte. No caso de cereais e grãos, são necessários investimentos maiores e mudanças estruturais. A principal causa das perdas está no transporte da safra por caminhões.

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.