Millennials brasileiros preferem gastar em experiências do que em bens materiais

0 111

Apesar de comprar na loja ser um prazer para os brasileiros, as marcas de varejo ainda não aproveitam todo o potencial que uma boa experiência do cliente pode trazer. Essa é uma das conclusões do relatório A Vantagem da Experiência – Brasil, realizado pela Kantar com marcas de varejo de moda com presença no País.

O estudo entrevistou 2.785 consumidores de dez marcas e constatou que os ambientes de varejo, on-line e off-line, são mais do que um local para comprar mercadorias, são onde as pessoas socializam, exploram, relaxam e se conectam. Além disso, os brasileiros valorizam as experiências, principalmente os jovens: 52% dos millennials preferem gastar em experiências do que em bens materiais.

Contudo, o estudo conclui que as marcas que são centradas nos clientes trazem mais satisfação e vendas: aquelas com um atendimento rápido têm 3,6 vezes mais clientes satisfeitos e eles estão 2,4 vezes mais dispostos a comprar produtos adicionais. Elas também crescem mais. De acordo o estudo Mastering Momentum, também da Kantar, marcas que excedem altamente as expectativas dos consumidores em experiência crescem mais de 247%.

Millennials brasileiros: dicas para incrementar as vendas

O relatório sobre da Kantar também lista alguns aprendizados que podem ajudar marcas a serem mais centradas em seus clientes:

1. Comunique uma promessa diferenciada de marca;
2. Inspire seus clientes por meio das redes sociais;
3. Promova a inclusão, celebrando a diversidade;
4. Crie emoções positivas durante a experiência dentro da loja;
5. Desenvolva aqueles aspectos específicos da experiência da compra on-line.

“Desse modo, para aumentar o valor vitalício do consumidor, as marcas devem aumentar a fidelidade por meio de experiências emocionalmente envolventes, orientadas pela promessa da marca”, afirma a líder de CX da divisão Insights da Kantar Brasil, Juliana Honda. “É necessário oferecer descontos, mas também benefícios e experiências satisfatórias. Esses elementos vão se tornar cada vez mais importantes enquanto a economia cresce.”

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.