Inadimplência de consumidor tem 4ª queda mensal

0 112

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor continua em queda. Em setembro deste ano, na comparação com o mês anterior, o índice caiu 2,8%, representando a quarta queda mensal consecutiva. Na relação anual – setembro deste ano contra o mesmo mês do ano passado – o indicador também registrou declínio de 10,8%. No acumulado de janeiro a setembro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice perdeu o fôlego e apresentou alta de 0,7%.

Nos primeiros oito meses do ano, o indicador havia registrado crescimento. De acordo com os economistas da Serasa Experian, a manutenção das baixas taxas de desemprego, o recuo da inflação após as fortes altas verificadas durante o primeiro semestre e a atitude mais cautelosa dos consumidores perante a contratação de novas operações de crédito têm contribuído para queda sistemática da inadimplência.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e a inadimplência com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador, com variações negativas de 2,6% e 2,9% e contribuições negativas de 1,1 p.p. e 1,3 p.p., respectivamente. Os títulos protestados também caíram 20% e registraram uma leve contribuição negativa de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos apresentaram variação e contribuição nulas no índice de setembro de 2013.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.