Inadimplência do consumidor inicia o ano com alta de 4,1%

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O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apontou crescimento de 4,1% em janeiro de 2015, na comparação com dezembro de 2014. É o maior percentual de alta mensal, para um mês de janeiro, desde 2003, quando o índice registrou aumento de 7,1%. Na relação interanual – janeiro de 2015 x janeiro de 2014 – o indicador cresceu 16,7%, o maior ritmo de crescimento dos últimos quatro meses, neste critério de comparação.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência em janeiro/15, tanto em relação a dezembro/14 quanto na comparação interanual, reflete as crescentes dificuldades que o consumidor brasileiro está encontrando para honrar seus compromissos financeiros. Aumentos sazonais de impostos e taxas (IPTU, IPVA, etc.), realinhamento de vários preços administrados (energia elétrica, transporte urbano, combustíveis, etc.), elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado e trabalho estão entre as causas que começam a delinear um cenário menos benigno para a inadimplência do consumidor.

Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pela alta do indicador em janeiro, com variação de 10,4% e contribuição de 4,8 p.p. A inadimplência com os bancos também teve leve crescimento de 0,3% e contribuição de 0,2 p.p. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 12,3% e 9,9% e contribuíram de forma negativa com 0,2 p.p. e 0,6 p.p., respectivamente.

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