Classe C e região Centro-Norte elevam consumo no Brasil

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Mesmo com a alta da inflação nos primeiros meses do ano de 2013, parte dos brasileiros tem consumido mais. Entre janeiro e setembro de 2013, o País registrou crescimento de 3% em volume de produtos adquiridos em comparação ao mesmo período de 2012, aponta o estudo Consumer Insights da Kantar Worldpanel, que monitora o consumo de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, limpeza do lar e higiene pessoal.

Esse resultado positivo é fruto do maior acesso à renda da classe C que, apesar de diminuir a frequência de idas ao ponto de venda, teve um aumento de 6% em volume. “A classe C foi a grande responsável pelo crescimento do consumo no Brasil. É possível observar que, apesar de ir menos ao ponto de venda, ela consome mais, causando impacto positivo em volume. A migração da classe D/E para a C também colaborou para o aumento do consumo”, afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

Já do ponto de vista regional, o Centro-Norte do País (que engloba Centro Oeste, Norte e Nordeste e as regiões do Interior do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais) foi o grande responsável pelo aumento do consumo. Estas regiões, ao mesmo tempo em que diminuíram as idas ao ponto de venda, aumentaram o volume consumido, o que indica uma maior racionalização do consumo.

Varejo tradicional entre os grandes

Em 2013, hipermercados e atacados continuam crescendo em volume, com 8% e 10% respectivamente. No entanto, nesse mesmo período, o destaque ficou para o varejo tradicional, que tem forte contribuição no consumo: aumento de 22% em volume e ticket médio de R$ 20,18. Neste ano, 12% das compras de despensa foram realizadas no varejo tradicional, 27% a mais que em 2012. O maior ticket médio ainda é no atacado, que atinge R$ 63,61 por compra.

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