Conta de luz vai aumentar em 228 cidades

0 89

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou aumento médio de 37,78% nas contas de luz de clientes da Elektro, distribuidora que atende a 2,4 milhões de unidades em 223 cidades do interior de São Paulo, como Mairiporã, Atibaia, Ubatuba, Santos, Registro e Pirassununga, além de cinco de Mato Grosso do Sul, entre elas Três Lagoas e Brasilândia, informa o G1.

O reajuste começa a valer em 27 de agosto. Para os clientes residenciais (baixa tensão), a alta será de 35,97%. Já para grandes consumidores (alta tensão), como indústrias, o aumento médio autorizado é de 40,79%.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, trata-se do mais alto reajuste autorizado neste ano pela agência. Ele apontou que o custo médio da energia comprada pela Elektro subiu nos últimos meses de R$ 127 para R$ 182 o megawatt-hora (MWh), o que justifica a decisão.

Os índices aprovados pela agência funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. Entretanto a empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.