Usa emojis no trabalho? Cuidado!

0 2.121

Pesquisadores das universidades de Amsterdã (na Holanda), Ben-Gurion e Haifa (as duas últimas em Israel) lançaram o estudo The Dark Side of a Smiley, alertando para o perigo de usar, no trabalho, emojis, memes e siglas típicas de conversas em meio digital, como LOL (caindo na risada). Mesmo considerando que na era digital seja difícil resistir ao uso desses códigos em e-mails, o estudo constatou que mensagens assim geram nos colegas a percepção de que o autor é menos competente.

Experimentos com mais de 200 universitários holandeses mostraram que sorrisos digitais não despertam as mesmas reações e prejudicam a comunicação. Diferentemente dos sorrisos “virtuais”, sorrir pessoalmente é uma manifestação emocional positiva, que expressa não só simpatia, mas também competência. O ditado “sorria e o mundo vai sorrir com você” só vale para o mundo não virtual. Se num primeiro encontro uma pessoa que sorri indica ser aberta, confiável e afetuosa, o uso de emojis em e-mails profissionais faz o oposto. O estudo se concentrou em testar a primeira impressão causada por mensagens formais, em ambientes de trabalho, que usavam emojis. E comparou essa impressão com a causada por fotos de pessoas sorrindo.

Plataformas de trabalho online precisam ser usadas intensamente como meio de diálogo entre colegas e times. Para ser eficiente, organizações e equipes precisam de políticas claras sobre a forma e o conteúdo das mensagens, sobretudo na comunicação entre membros de um mesmo projeto que estejam separados pela distância. A comunicação se torna ainda mais delicada se os colegas pertencem a culturas distintas. As plataformas são de uso interno, mas seus usuários devem se preocupar com postura e conteúdo como se fossem públicas. E, como resume o estudo, todo conteúdo que não for relevante para o trabalho é apenas ruído.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.