Saiba o que fazer depois da entrevista de emprego

0 45

Atualmente, as empresas fazem os seus processos seletivos de diversas maneiras. Dependendo das normas de contratação da companhia, do nível da vaga disponível e da quantidade de candidatos, a resposta pode vir no mesmo dia e, em alguns casos, até mesmo no final da entrevista. Porém, em situações que envolvem menos urgência, um maior número de entrevistados e uma necessidade de ser mais criterioso na escolha do profissional, o resultado pode demorar até meses.

Normalmente, os recrutadores conseguem estipular um prazo de quanto tempo a empresa vai demorar para decidir quem foi o selecionado e esta informação é passada logo no final da entrevista. “No entanto, muitas das informações que passamos, o candidato retém a metade. É nessa hora que vai gerar uma ansiedade, que é comum, principalmente para quem está desempregado”, conta Zenilda Castilho, gerente da consultoria de RH Randstad na filial da Avenida Paulista.

O recomendável é que o profissional se concentre no que está sendo falado pelo selecionador e, caso haja alguma dúvida em relação ao prazo de retorno ou o meio pelo qual a empresa vai tentar contatá-lo, pergunte sem medo. “Se o recrutador não souber na hora, ele vai procurar a resposta depois e comunicar o candidato em seguida. O ideal é que você não pergunte ao longo do processo, para que você não perca o clima e o rumo da entrevista. O final é o momento de perguntas”, aconselha o consultor de RH Henry Novaes, da HProjekt.

Para evitar ser eliminado por causa da sua ansiedade após a entrevista, o profissional deve se manter calmo e levar em consideração que a empresa não pode dedicar todo o seu tempo para acelerar o processo. Além da seleção, os funcionários da companhia continuam trabalhando em outras questões.

Quando a empresa ultrapassa o prazo estipulado para lhe dar uma resposta, é válido que o candidato espere alguns dias como tolerância até entrar em contato. Se ainda assim não tiver uma posição do selecionador, o recomendável é que ele ligue ou mande um e-mail educado para a primeira pessoa que lhe contatou sobre a vaga de emprego, lembrando que o prazo acabou e que gostaria de saber se já existe uma definição da companhia. Caso ainda não exista, o profissional pode perguntar se há um novo prazo pelo qual ele precisa aguardar para conseguir a tão esperada resposta.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.