Saiba como aprender inglês sozinho

0 10.437

Se a sua explicação para não falar inglês é falta de tempo e dinheiro para fazer um curso, vai precisar de uma nova desculpa. Ferramentas disponíveis na web permitem praticar o idioma de graça. E com a vantagem de acessar quando você quiser — seja no fim da tarde ou no meio da madrugada. Confira aqui dicas para ajudar na missão de ficar bilíngue sem sair de casa:

1. Dois aplicativos. Ainda precisa aprender suas primeiras palavras? Uma boa escolha é o Duolingo e o Hello English. Os apps funcionam como games em que você avança conforme completa as lições. Não precisa ter algum conhecimento prévio do idioma — e se tiver, funciona bem para praticar. No Duolingo, há até exercícios de pronúncia. O Hello English, por sua vez, oferece explicações sobre estruturas gramaticais, conforme elas vão aparecendo.

2. Cartões de memória. Também conhecidos como “flashcards”, os cartões de memória são pequenos pedaços de papel em que você escreve uma palavra nova e tenta memorizá-la. O ideal é conciliar o uso dos cartões com as outras técnicas de estudo. O Quizlet, uma ferramenta gratuita para criar os cartões de memória online, permite fazer isso com o uso de imagens. Além de montar seus próprios cartões, você pode utilizar os dos outros usuários.

3. Brasileiros que ensinam o idioma no YouTube. Qual é a preposição em inglês mais adequada para cada caso? Quais são os erros mais comuns que os brasileiros cometem ao falar inglês? Como melhorar a pronúncia? Existem youtubers que podem ajudar a descobrir isso e muito mais. Vale para completar os estudos mesmo que você faça um curso tradicional em uma escola de inglês. Carina Fragozo, Mr. Teacher Paulo, Tia do Inglês e Cintia Disse são quatro canais que quem está estudando precisa conhecer.

4. Gringos que ensinam o idioma no YouTube. SmallAdvantages, Amigo Gringo, Tim Explica e Brian Roxbury são canais criados por gringos que falam português e dão dicas que valem especificamente para brasileiros. Tudo de um jeito bem divertido. Mesmo que você domine bem o idioma, vai se impressionar com as curiosidades apresentadas nos vídeos. É bom tanto para quem é iniciante, quanto para aqueles que já falam e querem praticar.

5. Séries e filmes. Se você já vai passar boa parte do seu tempo no Netflix, pode aproveitar para tornar aquele momento também educativo, além do puro entretenimento. Assista aos filmes e séries legendados. Tem mais domínio? Coloque as legendas em inglês. O tempo está sobrando? Veja episódios a que você já assistiu outra vez. Mas agora, vá pausando e tentando repetir as falas.

6. Aparelhos eletrônicos. Acesse as configurações do seus dispositivos móveis (smartphone e tablet) e troque o idioma do equipamento para inglês. Parece uma mudança pequena. Mas quando você está aprendendo um novo idioma, o ideal é ter o máximo de contato possível com a língua. Dada a quantidade de tempo que passamos grudados ao celular, pode ser uma boa ideia.

7. Canal da BBC. Uma das páginas da rede britânica BBC no YouTube, chamada BBC Learning English, é um verdadeiro tesouro para quem está estudando inglês. Cada dia da semana traz novos vídeos com temas diferentes. Às segundas-feiras, o canal posta dicas para se preparar para provas; às terças, a discussão gira em torno das palavras usadas nos telejornais da própria BBC; às quartas, o usuário aprende a pronunciar palavras dos telejornais; às quintas, há dicas para professores; e às sextas, eles respondem a perguntas frequentes. Além disso, há diversas playlists, como “frases mais usadas no cotidiano”, “inglês para o escritório” e “inglês acadêmico”.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.