Recrutadores revelam o que faz um candidato se destacar na seleção

0 1.830

Destacar-se em um processo seletivo não é tarefa fácil, principalmente quando há centenas de pessoas concorrendo a uma mesma vaga. Para impressionar um recrutador, é preciso se preparar e segurar a ansiedade. Para ganhar mais confiança, confira abaixo 10 qualidades que os recrutadores valorizam nos candidatos:

1- Habilidade para se adaptar a mudanças de ambientes e de equipes. “Profissionais flexíveis constroem pontes de relacionamento onde quer que estejam”, afirma Ricardo Basaglia, diretor-executivo da Michael Page.

2- Criar uma imagem perfeita pode ser um verdadeiro tiro no pé. Não existe profissional ideal e as empresas sabem disso. Por isso, seja autêntico e admita suas falhas, quando necessário.

3- Ser comunicativo é diferencial, embora seja crucial ouvir os demais candidatos e o recrutador. “É importante saber como e quando se colocar na entrevista para não demonstrar prepotência”, adverte Raphael Falcão, diretor da Hays Response.

4- Proatividade e companheirismo são a base para a empresa atender uma alta de demanda de tarefas e superar períodos de crise. “O profissional que não sabe delegar funções prejudica a própria equipe”, destaca Basaglia.

5- “Alguns recrutadores avaliam se o profissional cumprimenta a recepcionista, respeita a faxineira e é simpático com os demais candidatos”, aconselha Vanessa Cepellos, professora de organizações e pessoas da FGV (Fundação Getulio Vargas).

6- Na entrevista, o profissional deve mostrar seus conhecimentos e focar na oratória e na postura. “O CV é apenas um panfleto para o recrutador chamar o candidato para uma entrevista. Jamais deve ser utilizado como catálogo”, alerta o diretor da Michael Page.

7- Revise currículo e LinkedIn e confira se ambos estão atualizados. O CV deve ter até duas páginas, enquanto a rede social tem espaço para mais informações e até exemplos de trabalhos e indicações de colegas.

8- Caso a pretensão salarial seja solicitada, pesquise o valor médio de sua área e do cargo pleiteado para não exagerar ou menosprezar a remuneração. “Mesmo que esteja em dúvida, a pergunta não pode ficar sem resposta”, diz Vanessa.

9- Conheça a empresa antes de ir à entrevista. Pesquise o perfil nas redes sociais e, se possível, converse com alguém que já trabalhou no local. “Assim, poderá escolher a roupa mais adequada e saberá o nível de formalidade da entrevista”, reforça Falcão.

10- O nervosismo faz parte de qualquer processo seletivo. Ainda assim, procure ser objetivo, prestar atenção nas perguntas e responder olhando para o recrutador. Perguntar o prazo para retorno demonstra organização e interesse.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.