Quando falar ‘não’ ao seu chefe

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Você dedica um tempo incrível para estruturar um trabalho. Olha para o material finalizado, cheio de orgulho.

Ao apresentá-lo para seu chefe, que após um olhar rápido e impreciso, sem o completo embasamento necessário, desqualifica o projeto e pede para que seja reformulado. 

Você então se vê diante de três diferentes cenários:

-Dizer “sim” e admitir que estava errado

-Dizer “sim” e descobrir que estava certo

-Dizer “não” e assumir os riscos

Qual decisão tomar? 

O “sim” se apresenta mais fácil e  menos arriscado bastando dizer: “Sim, vou mudar o projeto!”. Mas não se engane, não é tão simples assim. Antes de dizer um “sim”, você precisa se perguntar: mudar o projeto realmente é a melhor opção? A visão apresentada é coerente?

“Se a ideia for melhor, mesmo que diferente da sua, o melhor a fazer é deixar o ego de lado e aceitar”, afirma o  especialista em liderança, desenvolvimento humano, Alexandre Prates.

E dizer um “não”, repleto de embasamento, é bonito de ver. Demonstra confiança e proporciona credibilidade. Se você está certo do que está fazendo, diga “não”, mas complemente com uma frase mágica: “Confie em mim!”. 

Poucos profissionais têm essa coragem de trazer a responsabilidade para si e por um motivo  simples: falta de embasamento! Toda ação gera consequências e quem tem a capacidade de avaliar o impacto a curto, médio e longo prazo naturalmente ouve mais “sim” do que “não” sobre seus projetos.

Essa é a competência tão desejada pelas organizações: pensar global e agir local. Olhar todo o cenário e executá-lo com eficácia. Portanto, diga “não” quando tiver que dizer “não”. É uma questão de preparo e coragem.

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