Qual o melhor momento e como mudar de profissão

0 36

O melhor momento para mudar de carreira em busca da realização profissional ou financeira é até os 30 anos, momento em que o profissional está no máximo em uma posição intermediária no mercado de trabalho, segundo especialistas. Se as duas profissões, a antiga e a almejada, forem na mesma área, uma pós-graduação ou mestrado podem suprir a defasagem técnica. Caso a mudança seja de área, especialistas consideram fundamental que seja feita uma nova graduação.

Segundo Luis Testa, diretor de marketing do site de recrutamento Catho, antes de realizar a transição é importante que o profissional tenha cautela. “Se possível, é importante somar o prazer com a remuneração. Para essa mudança, é preciso que o profissional se planeje, ou seja, que tenha uma situação financeira estável e que seus gastos possam ser adaptados à uma nova realidade, já que iniciar em uma nova área muitas vezes exige que o profissional inicie em um cargo menor, com salário menor. Além disso, é preciso verificar quais são as perspectivas dessa nova área e saber claramente por quais motivos deseja mudar”.

“Para planejar uma transição é preciso verificar quais os cursos e conhecimentos que ele precisa ter e partir para a qualificação. Em algumas áreas é possível conseguir essa habilitação fazendo apenas uma pós-graduação, mas é importante saber que o profissional terá que trabalhar em dobro em um curto espaço de tempo para suprir essas carências”, diz a sócia diretora da consultoria de recrutamento e seleção Tegon, Luciana Tegon. Ela diz acreditar ainda que a busca deve ser por algo que o profissional goste de fazer. “Ele sempre deve pensar na realização pessoal antes da realização financeira, que é uma consequência.”

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.