Pesquisa: 75% dos brasileiros mentem em seus currículos

0 117

Três a cada quatro brasileiros mentem em seus currículos. As mentiras mais comuns são em relação ao salário anterior e fluência em inglês. As informações foram obtidas por meio de uma pesquisa realizada pela DNA Outplacement, uma consultoria voltada a executivos, gerentes e subgerentes em processo de recolocação profissional.

De acordo com o levantamento, 48% dos currículos brasileiros tinham distorção quando o assunto era o salário atual ou o recebido no último emprego. A fluência em inglês também costuma ter informações incorretas. Isso foi observado em 41% dos casos.

A seguir, estão informações deturbadas são tempo de inatividade (em 12% dos casos) e grau de escolaridade e cursos realizados (com distorção em 10% dos casos analisados). “As razões são diferentes, mas ocorre entre os diversos níveis profissionais”, afirma Hugo Liguori, Diretor Regional da DNA, em comunicado. “Os jovens normalmente não colocam tanto peso na elaboração de seu currículo, enquanto executivos e gerentes se agarram à urgência em conseguir uma nova oportunidade para cometer essa irregularidade.”

A consultoria reforça que a prática não é exclusiva do Brasil. A mesma pesquisa foi realizada em outros países latino-americanos. A prática mentirosa é ainda maior na Colômbia (85% de currículos com mentiras) e no Peru (78% de currículos com mentiras. O Chile, apesar de abaixo das taxas observadas nos outros lugares, tem 72% de currículos com distorção.

O levantamento foi feito durante seis meses com 500 empresas.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.