Para geração Z, sucesso e dinheiro nem sempre andam juntos

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Ganhar (muito) bem. Crescer na hierarquia da empresa. Conquistar a estabilidade financeira. Essas três definições de sucesso profissional são clássicas e tradicionais, mas vêm perdendo espaço entre os jovens brasileiros. Ao menos é o que indica estudo divulgado na quarta-feira (05/09) pelo LinkedIn.

O levantamento mostra que 60% dos entrevistados brasileiros da geração Z (que tem menos de 21 anos) já se consideram bem sucedidos. E o sucesso para eles significa “ser feliz” (72%), “manter o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho” (71%) e “ser saudável” (68%). “Ganhar um aumento de salário”, “ganhar mais dinheiro que meus amigos” e “se casar” foram definições de sucesso citadas por 21%, 7% e 27% dos entrevistados, respectivamente. “O conceito de sucesso mudou”, diz Milton Beck, presidente do Linkedin na América Latina à Época NEGÓCIOS. “Historicamente, as gerações anteriores relacionavam o sucesso a fazer dinheiro, ter um casamento feliz, ter filhos e ganhar muito bem. As gerações mais novas não querem se matar no trabalho por muitos e muitos anos para poder usufruir da vida.”

Segundo o estudo, apenas 2% dos jovens entrevistados acreditam que alcançarão o sucesso no longo prazo (em mais de 20 anos). Cerca de 65% deles creem que serão bem sucedidos de um a cinco anos. “Há 20 anos, as pessoas olhavam com certa desconfiança para o engenheiro que abriu um bar para vender sucos. Aquela situação era considerada, de certa forma, um fracasso. Hoje, as pessoas não se assustam com engenheiro abrindo restaurante de comida orgânica”, diz Beck.

Para o executivo, as novas gerações vem mudando o conceito tradicional de sucesso por quererem ter um “propósito relevante no trabalho” e “um equilíbrio maior na vida profissional e pessoal” e não apenas um “cartão de visita e uma conta bancária”. Elas também querem “ser livres” para criar seus próprios conceitos sobre o que consideram sucesso. Segundo o estudo, 25% dos brasileiros da geração Z afirmam que “gostariam que sucesso fosse mais definível” e 24% disseram que “gostariam que sucesso fosse percebido com menos importância para a sociedade”.

A pesquisa foi realizada pela consultoria YouGov e entrevistou 18 mil participantes de 16 países. O Brasil foi o segundo país com maior número de entrevistados da geração Z dizendo que já se considera bem sucedido. O índice chega a percentuais bem baixos na faixa etária em lugares como a China (16%) e Estados Unidos (32%). No âmbito global, 47% dos jovens dessa geração afirma ter sucesso.

Para os entrevistados brasileiros de outras gerações, o estudo mostra que o percentual de profissionais que se considera bem-sucedido é 67% entre aqueles que tem de 25 a 34 anos, 75% entre 35 e 44 anos, 81% entre 45 e 54 anos e 79% para pessoas de 55 anos ou mais.

Fonte Época Negócios
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