Oito dicas para trabalhar em empresa sem chefe

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Empresa que adota um ambiente colaborativo, sem controle ou relações de mando, sem hierarquia, onde todos podem participar dos direcionamentos da empresa, onde não há a presença de chefes. Esta pode ser uma definição simples e direta do modelo de gestão horizontal, metodologia de administração adotada pela VAGAS.com há cinco anos. O método está ganhando corpo e escala no ambiente corporativo e despertando o interesse de empresas de todos os portes, incluindo gigantes como IBM e Odebrecht.

Veja abaixo oito dicas da especialista que podem ser valiosas para quem procura trabalhar em uma empresa com modelo de gestão horizontal:

  1. Administrar o tempo: Saber administrar o tempo é fundamental em uma empresa sem chefes, pois você não terá um chefe cuidando da sua agenda ou dizendo o que você precisa fazer durante o dia, semana, mês. No entanto, em alguns momentos, poderá ser requisitado por diferentes equipes simultaneamente. Portanto…
  2. Priorizar projetos e atividades: Saber priorizar é fundamental. Aprenda a diferenciar: “urgente e importante”, “importante e não urgente” garante sua eficiência e produtividade.
  3. Administrar conflitos: Se você está com problemas de relacionamento com uma pessoa da área ou fora dela, você precisará resolver para não impactar no objetivo comum e no resultado final.
  4. Gostar do que faz: Se você faz o que gosta não precisa de alguém dizendo o que deve ser feito, porque você sentirá prazer no final do dia, semana, etc, por tudo que você realizou com qualidade. Essa motivação interna é alimentada pelo prazer que você sente em trabalhar com o que gosta.
  5. Ser proativo: Muito mais em um ambiente sem chefe, você assume o papel de dono e precisa pensar como tal, não pode ficar esperando que as oportunidades apareçam. Você precisa criá-las, seja internamente para divulgação de uma ideia ou até mesmo para a criação de um produto.
  6. Comunicação: Saber se comunicar é essencial, porque em um ambiente aberto, o acesso à informação é muito maior, e a possibilidade de ruídos derivados deste ambiente também, portanto, cuidar para se expressar bem e ser compreendido é fundamental.
  7. Pensar estrategicamente: Desenvolver o olhar para o futuro, ter pensamento estratégico fará parte do seu dia-a-dia, pois suas ações hoje impactarão nos resultados da empresa amanhã. Geralmente é o chefe responsável por pensar estrategicamente – em um ambiente sem chefe passa a ser responsabilidade de todos.
  8. Ser criativo: Problemas novos pedirão soluções novas e originais, chefes geralmente veem com as soluções do passado ou padrões e, sem eles, as pessoas precisam ser criativas para olhar um problema ou uma informação e transformar em oportunidades.
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