Maternidade ainda é tabu no mundo corporativo, aponta pesquisa inédita Mulheres no Varejo

0 531

“A mulher engravida para segurar o emprego”. “As mulheres podem tomar decisões equivocadas no período da gravidez por conta dos hormônios”. Estas foram algumas declarações encontradas na pesquisa online “Mitos e Verdades do Universo Feminino no Mundo Corporativo”, realizada pelo grupo Mulheres do Varejo (MdV), entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março deste ano, com 107 mulheres e 77 homens do setor.

Neste levantamento, 79% dos homens e 84% das mulheres, em sua maioria gerentes, diretores e presidentes de empresas, afirmaram que as mulheres sofrem sim preconceito no mundo corporativo quando engravidam.

Segundo o grupo MdV, esta constatação é mais que um alerta para que a discussão sobre Mundo Corporativo x Maternidade seja ainda mais aprofundada e haja uma mudança de mentalidade envolvendo além das empresas também as políticas públicas. Por exemplo, em relação à responsabilidade sobre os cuidados com os filhos, assunto também destacado na pesquisa, no ano de 2016, a legislação já trouxe novidades quanto ao abono de faltas em virtude de atestado de acompanhamento médico, que passou a ser estendido também aos homens, por meio da Lei 13.257/2016, inciso XI no art. 473 da CLT (anteriormente, a lei previa somente o acompanhamento dos filhos por mulheres): O empregado não terá prejuízo ao salário por 1 um dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.

No entanto, os mitos e verdades não param por aí, e a pesquisa traz ainda várias outras abordagens, entre as quais, sobre a recolocação profissional após a maternidade (73% das mulheres e 65% dos homens concordam que as mulheres têm dificuldade de se recolocar porque se tornaram mãe), as dificuldades encontradas pela mulher para a ascensão profissional etc. Estas e outras questões serão apresentadas e discutidas no II Encontro Nacional Mulheres do Varejo – Mitos & Verdades do Universo Feminino no Mundo Corporativo, no dia 25 de março, no Espaço Apas, em São Paulo.

O evento reunirá mais de 200 participantes, executivas, diretoras, CEOs de empresas varejistas de diversos segmentos, e terá também palestras e painéis interativos com discussões e networking. Além disso, o grupo fará o lançamento do Mulheres S/A, um programa de desenvolvimento profissional para mulheres do setor varejista.

SERVIÇO
Evento: II Encontro Nacional Mulheres do Varejo
Data: 25/03/2019
Horário:  das17h às 21h30
Local: Espaço Apas – Rua Pio XI, Alto da Lapa – São Paulo

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.