Jack Ma: com a inteligência artificial, será possível trabalhar só 12 horas por semana

0 165

Jack Ma, o bilionário fundador do Alibaba, afirma que a inteligência artificial vai permitir às pessoas trabalhar apenas 12 horas por semana. Antes defensor de jornadas diárias de 12 horas, Ma discursou na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai, ao lado do superempresário Elon Musk.

Ma afirmou que a tecnologia possibilitará às pessoas trabalhar três dias por semana, quatro horas por dia. Isso só acontecerá, no entanto, com o avanço das novas tecnologias e uma reforma completa no sistema educacional. Como exemplo do potencial da nova tecnologia, Ma citou o advento da eletricidade.

“A eletricidade permitiu às pessoas ter tempo para ir ao karaokê e a festas. Acredito que com a inteligência artificial as pessoas terão mais tempo para serem seres humanos”, afirmou o empresário.

Para a inteligência artificial não criar desemprego em massa, Ma afirma que, nos próximos 20 anos, governantes devem se esforçar em reformar o sistema educacional. “Os representantes do poder público deveriam se certificar de que as nossas crianças encontrarão um emprego que exija apenas 12 horas de trabalho por semana. Se não mudarmos a nossa educação, estaremos em problemas”, disse.

Na sua visão, o modelo está desatualizado, porque foi pensado durante o período industrial. Enquanto máquinas se tornam cada vez melhores em tarefas repetitivas, Ma afirma que é hora de investir na criatividade das pessoas. “Os computadores têm chips, nós temos coração”, diz. “E é do coração que a sabedoria vem.”

Contradição

Apesar do que disse na conferência, Ma já defendeu publicamente – e foi criticado por isso – que a população chinesa trabalhe das 9h da manhã às 9h da noite, seis dias por semana, no que ficou conhecido como “sistema 996”. Em um artigo para os seus funcionários em abril deste ano, afirmou que a oportunidade de poder trabalhar 12 horas por dia é “uma bênção” e, caso isso venha a acabar, a economia chinesa “muito provavelmente perderá a vitalidade e o ímpeto”.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.